5 dicas para superar a crise econômica

Crise não é só um fenômeno social que atinge a economia de um país como um todo. Nós também passamos por crises financeiras individualmente e somos obrigados a criar soluções para superar os tempos de aperto no bolso.

Porém, não precisamos esperar a crise chegar para encará-la, correto? Se você superou as dificuldades impostas pela pandemia até aqui, foi por ter um bom emprego, boas atitudes ou dispor de uma reserva financeira bem construída.

Mas se você ainda não é um investidor, quer dar o primeiro passo para fazer seu dinheiro render e não possui o capital inicial necessário, que tal cinco sugestões simples e sem muito esforço?

  1. Venda suas coleções

Discos de vinil, CDs, moedas, selos, livros raros, suvenires de viagem, quadros deixados de herança… Esses itens têm valor afetivo para você, exclusivamente, salvo exceções. Então por que não trabalhar o desapego desde agora, colocá-los à venda pela internet e acumular o primeiro montante a ser investido? Compartilhe também os links de venda em suas mídias sociais. Seus amigos podem ou ter interesse ou compartilhar os anúncios.

  1. Ofereça serviços especializados

Se você é bom de língua portuguesa (caso já não seja formado em Letras ou Jornalismo), pode tirar uma noite da semana ou um dia inteiro do final de semana para fazer revisões ou mesmo tradução de textos. Há várias plataformas que unem tradutores e revisores freelancers a empresas que necessitam de serviços do tipo. Essa “caixinha” no final do mês já pode se juntar à da venda das coleções.

  1. Grave podcasts

Caso você seja especialista ou bom conhecedor em alguma coisa, falar sobre é uma das tendências que ainda continuam em alta. Com apenas o gravador de seu celular e conhecimentos mínimos de edição de som (vide inúmeros tutoriais no YouTube), você pode se tornar uma referência. A remuneração por veiculação em plataformas do gênero, como Spotify, é muito baixa, para não dizer irrisória, mas por meio de sites de crowdfunding os ouvintes que aprendem com seu conteúdo se dispõem a contribuir de forma isolada ou contínua para produtores de bons podcasts.

  1. Elaboração de trabalhos acadêmicos

Todo universitário tem dificuldades com as temidas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas elas não são difíceis nem tão numerosas: apenas exigem boa organização dos alunos ao listar a bibliografia utilizada, e um mínimo de domínio sobre recursos de softwares de edição de texto, a exemplo do Word. Mesmo assim, muitos optam por contratar prestadores de serviço que possam resumir o assunto do trabalho acadêmico e tenham essa disposição e paciência, especialmente quando esses trabalhos são mais relevantes, como TCCs e artigos para congressos. Aí é onde você pode conseguir uma boa renda, se fizer sua divulgação junto a esse público.

  1. Apostas online

Esta dica vale para quem acompanha futebol (mas também se estende a outros esporte), mas é bom que você entenda de questões táticas e também acompanhe o noticiário esportivo, para saber do clima interno das equipes, dos jogadores machucados ou com problemas pessoais, dos problemas de escolha do treinador e assim não dar palpites fora da realidade. Pelo ranking da FIFA, o Brasil tinha a melhor seleção do mundo desde março de 2022. Fomos eliminados, porém as outras duas seleções que chegaram à final, França e Argentina, eram a terceira e quarta colocadas. Ou seja, nenhuma zebra ganha a Copa.

Seguidas essas dicas, em poucos meses você terá os primeiros milhares de reais. Sim, milhares. Não subestime os cem, quinhentos ou oitocentos reais que você conseguir juntar por mês.

Agora, o que fazer com esse dinheiro? Bem, você está no lugar certo para direcionar os seus investimentos: o Investificar.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts