Como ganhar dinheiro mesmo com o mercado em queda

Em momentos de crise econômica e queda do mercado financeiro em geral, incluindo o de criptomoedas, os investidores tendem a se sentir desanimados em relação à possibilidade de ganhar dinheiro, que é o objetivo basilar de todos aqueles que dedicam seu tempo a essa finalidade.

No entanto, o Investificar vem mostrar que sim, é possível adotar estratégias e investimentos inteligentes que te permitirão ter lucros mesmo em tempos de instabilidade financeira e até mesmo com a desvalorização de determinados ativos.

Hoje vamos explorar algumas dessas estratégias e expor como é possível aproveitar as oportunidades mesmo na situação atual do mercado, abordando desde formas em que o capital aplicado é bastante controlado e reduzido mas possui retornos incríveis caso suas premissas se cumpram, até formas mais arriscadas, e em todos os casos te daremos dicas para minimizar os riscos e maximizar os retornos.

  1. Compre bons ativos a baixos custos

Nossa primeira estratégia remete ao fundamento básico do investidor de renda variável: “comprar na baixa e vender na alta”. Em momentos como este, se faz necessário analisar fria e racionalmente os ativos com bons fundamentos, equipe de desenvolvimento consolidada, utilidade, aplicação, segurança e confiabilidade. Partindo desse pressuposto, os aportes controlados podem ser realizados em casos bem fundamentados como btc, eth e matic, por exemplo. Para embasar nossa tese, utilizamos a situação recente em relação aos últimos, onde o btc acumulou uma alta de 30% no seu valor de mercado, do domingo (12/03/2023) até a terça-feira (14/03/2023), fazendo com que os seus fieis investidores que estavam acumulando o ativo desde seus recentes 19 a 20 mil dólares tenham realizado lucros interessantes quando a barreira dos 26 mil dólares foi sutilmente rompida (imagine então aqueles que estão acumulando desde que o btc visitou a casa dos 16 mil dólares em janeiro deste mesmo ano). Fatos semelhantes ocorreram com os ativos eth e matic, quando o primeiro estava sendo negociado na casa dos 1400 dólares no último sábado (11/03/2023) e chegou perto de alcançar a resistência nos 1800 dólares na terça-feira (14/03/2023), e o segundo saltou da casa dos 90 centavos de dólar na sexta-feira (10/03/2023) para 1 dólar e 24 centavos também na terça-feira (14/03/2023).

  1. Arbitragem de criptomoedas

Não, não estamos falando de uma partida de futebol. Estamos falando da possibilidade que existe de comprar um ativo por determinado valor em uma corretora e vendê-lo por um valor mais elevado em outra corretora. Sim, isso é possível. Basta que você monitore o valor do ativo que se deseja arbitrar nas corretoras que o comercializam. A forma mais garantida de realizar essa operação é abrindo conta em todas as corretoras minimamente seguras você que puder e em seguida acompanhar os valores manualmente ou através de sites que apresentam as cotações (atenção, nem sempre as informações são atualizadas em tempo real, sempre confirme na própria corretora antes de iniciar qualquer operação). Para ampliar sua possibilidade de identificar oportunidades de arbitragem, observe sempre a “liquidez” (disponibilidade financeira imediata daquele ativo) da corretora e também o seu “livro de ordens” (quem quer comprar ou vender, quanto quer comprar ou vender e quanto deseja pagar ou receber por isso), pois isso é o que lhe permitirá analisar se aquela corretora vai ter demanda de compradores para sua venda ou disponibilidade de vendedores comercializando o ativo para sua compra. Na prática, considerando a arbitragem do btc (apenas como exemplo), imagine que na corretora Binance o btc está sendo comercializado a 25 mil dólares neste momento e na corretora Kraken ele está sendo comercializado a 23 mil dólares (sim, acredite, situações como essa ocorrem com relevante frequência). Diante disso, você pode adquirir uma fração de btc na corretora Kraken e comercializá-la na corretora Binance com uma margem de 2 mil dólares (proporção equivalente a 1 btc). É importante lembrar que devem ser consideradas tanto as taxas de compra/venda nas corretoras, quanto possíveis taxas de saque para que sua operação de arbitragem seja consolidada. Para que essa operação seja mais segura diante de uma oscilação do mercado ou uma aproximação excessiva do preço do ativo entre as corretoras, o ideal é que se possua capital disponível em ambas, para que seja possível adquirir sua fração de btc na corretora Kraken na cotação de 23 mil dólares ao mesmo tempo em que vender a mesma quantidade de btc na cotação dos 25 mil dólares na corretora Binance, dando uma maior liberdade para se aguardar o tempo de processamento de um saque/depósito via blockchain para formalizar o encerramento da operação com êxito.

  1. Mercado de Opções

Nossa terceira estratégia envolve derivativos, ou seja, “produtos” que se baseiam no valor de econômico de um “ativo base”. Confuso? A gente explica. Imagine que você acredita que o btc vai atingir o valor de 50 mil dólares por unidade no primeiro trimestre de 2024, mas atualmente você possui um capital máximo de 25 mil dólares para investir. Ora, se você possui 25 mil dólares e a cotação atual do btc é justamente esta, por que não comprar logo? É simples: primeiro que você não estará exposto às altas e baixas do ativo, segundo porque enquanto direciona seus 25 mil dólares para fazer outras operações, você pode simplesmente adquirir o direito de comprar o btc a 25 mil dólares no primeiro trimestre de 2024, independente de por quanto ele esteja sendo comercializado naquele período (imagine se ele realmente estiver valendo 50 mil dólares? Parabéns, seu lucro será de 100%). O contrário também é possível, esse mercado fantástico permite que você tenha o direito de vender determinado ativo por um valor muito mais alto do que ele possa estar valendo naquele período previamente definido. Vamos ao exemplo: você possui 1 btc que foi adquirido por 25 mil dólares no dia de hoje e deseja assegurá-lo (da mesma forma que você faz com seu carro que vale R$100.000,00 e você paga R$3.000,00 anualmente pelo direito de ser ressarcido caso ele seja roubado/furtado ou você se envolva em um acidente que resulte na perda total do veículo), então você pode investir poucos dólares na compra de uma opção que te garante o direito de vender sua unidade de btc pelo valor que fizer mais sentido para você naquele período previamente definido, independente do valor real que ele esteja sendo comercializado na data escolhida. Sensacional, não? Quer saber como aplicar? Através do mercado de opções. Opções nada mais são que seguros que conferem a seus proprietários o direito de comprar (Call) ou vender (Put) um ativo em uma data futura por um preço predeterminado. Para facilitar o entendimento: “calls” ficam mais caras quando o ativo sobe, enquanto “puts” se beneficiam em quedas. É possível realizar essas operações em corretoras como a ByBit e Deribit. Ah, e uma dica bônus: por que não utilizar isso como hedge (proteção) para o seu capital investido que citamos no primeiro item dessa lista?

  1. Mercado Futuro em criptomoedas

A quarta estratégia de nossa exposição é bastante polêmica e ao mesmo tempo em que é capaz de multiplicar seu patrimônio, também é de fazê-lo ruir se você não souber exatamente o que está fazendo, como está fazendo e o motivo pelo qual está fazendo: bem-vindo ao mercado futuro. Disponível em algumas corretoras, bem como a Binance, este é um mercado de pura especulação. Nele você não adquire um ativo para que seja seu, e sim aposta que aquele ativo vai se valorizar ou se desvalorizar em relação ao dólar, definindo o quanto você quer se expor financeiramente nessa operação. Exemplificado: neste instante, o btc está cotado em 25 mil dólares, mas eu acredito que ele vai atingir os 21 mil dólares em breve. Sua operação será um short, comprando 100 dólares de btc a 25 mil dólares e tendo como objetivo a queda, ainda sendo possível alavancar sua posição, ou seja: multiplicar seus 100 dólares por 5, 10, 15, 20 vezes ou mais nessa operação, para que conforme a queda for acontecendo seus ganhos sejam multiplicados pelo valor que você escolheu para a alavancagem. Parece ótimo, mas qual o lado negativo disso tudo? Da mesma forma que você alavanca seus ganhos, também alavanca seus prejuízos, e se a operação tiver um desfecho contrário ao que você acreditou que teria, você simplesmente corre o risco de ser liquidado, isso é: perder o capital. Em nosso exemplo, utilizamos um cenário de aposta em queda (short), o termo utilizado para aposta em alta é “long”. Atenção, caso você decida adentrar nesta estratégia bastante arriscada, que seja realizada uma excelente análise, com targets (ordens de venda ao atingir determinado valor de lucro) bem definidos e stop loss (ordem de venda ao atingir determinado valor de perda) também.

  1. Pools de liquidez

A última estratégia de nossa lista reside no mundo das finanças descentralizadas (DeFi). Ao decidir montar uma pool (piscina) de liquidez, você está se tornando um banco descentralizado. Isso mesmo, você está provendo capital para aqueles que desejam comprar fora das corretoras centralizadas como Binance, Coinbase, Kraken, entre outras, e você ainda recebe um percentual das taxas de transações realizadas entre os dois ativos que você se propôs a fornecer. Observe, você decidiu ser um banco que permite a troca de usdc por eth, então basta que você monte uma pool de liquidez definindo qual capital deseja alocar em usdc, qual capital deseja alocar em eth e em que faixa (range) você deseja atuar, por exemplo: quero fornecer 1 eth e 1700 usdc para negociação desde que o eth não esteja abaixo dos 1400 usdc nem acima dos 1800 usdc. Ou seja: todas as transações que forem realizadas na plataforma descentralizada em que você montou sua pool de liquidez em que o eth seja vendido ou comprado dos 1400 usdc até os 1800 vão lhe gerar taxas. É importante entender que neste tipo de operação existe o risco do Impermanent Loss, que nada mais é do que você ter todo seu capital direcionado para o ativo que se desvalorizou em relação ao par de ativos escolhido. Calma, vamos esclarecer. Conforme nosso exemplo, você alocou 1 eth e 1700 usdc na pool de liquidez e vai receber taxas por todas negociações que sejam feitas enquanto o eth estiver sendo comercializado de 1400 usdc até 1800 usdc. E o que acontece se o eth passar a valer 1399 usdc? Significa que você não tem mais 1 eth, além dele você acumulou os 1700 usdc totalmente convertidos para eth conforme o eth foi se desvalorizando em relação ao usdc. E o contrário? Também ocorre. Imagine que o eth passou a ser comercializado a 1800 usdc, então você não terá mais 1700 usdc apenas, além deles, você tem 1 eth totalmente convertido para usdc conforme o usdc foi se desvalorizando em relação ao eth. Resumindo: você sempre fica com o ativo que está se desvalorizando em relação ao que está se valorizando e, consequentemente, deixa de lucrar com a valorização do ativo, caso você o tivesse em sua carteira fora da pool de liquidez. Nossa sugestão é que escolha ativos que você possui interesse de ter em sua carteira de criptomoedas, pois pode ser necessário mantê-los por um tempo até que voltem a se valorizar. Também escolha uma faixa de negociação confortável e lucrativa, tendo em vista que quanto menor a faixa de negociação, mais taxas você receberá, porém a chance de acabar alocado em apenas um dos ativos também aumenta.

Conforme exposto ao longo deste artigo, resta evidenciado que é possível ganhar dinheiro mesmo em um mercado predominantemente em queda, desde que se adote estratégias inteligentes e se tenha paciência e disciplina. É importante lembrar que investir em criptomoedas, assim como em qualquer outro tipo de investimento variável, envolve riscos e é preciso estar sempre atento às mudanças no mercado. O Investificar reitera que é fundamental que você faça sua própria análise e tome decisões de investimento com base em seus objetivos, perfil de risco e conhecimento do mercado.

Por fim, sempre procure informações confiáveis e atualizadas sobre o mercado em geral, para estar sempre um passo à frente e tomar decisões mais embasadas, contando sempre conosco, do Investificar, na sua jornada.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts