SEC abre investigação contra a Uniswap; Entenda o caso!

Nos últimos tempos a SEC realmente está em uma caça contra as finanças descentralizadas (DeFi), em especial contra algumas altcoins. A próxima da vez parece ser a Uniswap, principal exchange descentralizada e criada na rede da Ethereum.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) já começou uma investigação contra a plataforma descentralizada Uniswap, mais precisamente para a Uniswap Labs. A entidade estaria buscando informações de como a plataforma é desenvolvida, com a investigação estando ainda em estágio inicial.

A Uniswap já se movimentou contra o anúncio e disse que a equipe está disposta a cooperar com as autoridades fiscais, além de que irá informar aos “reguladores” todas as informações necessárias para que terminem a sua investigação. A SEC não quis comentar sobre o assunto.

SEC e a sua “caça” contra a Uniswap

Esta se torna a primeira investigação conhecida da SEC contra um projeto descentralizado. Até então, a autoridade apenas havia realizado ameaças, como de que seria necessário regulamentar o mercado DeFi.

Gary Gensler que é o Presidente da Agência, já adotou desde o início de agosto uma postura mais ousada e de embate contra as finanças descentralizadas. O ex-banqueiro do Goldman Sachs estaria priorizando o orçamento para o mercado DeFi, mesmo com um orçamento limitado que lhe foi oferecido.

O objetivo é de estabelecer responsabilidade, considerando que a Uniswap seria um exemplo de Wikipedia. A explicação é de que qualquer um poderia adicionar ativos e liquidez, que seria uma tarefa árdua para a SEC.

Projeto DeFi poderia se registrar na SEC

Como uma forma alternativa, a Uniswap poderia se registrar na SEC, assim como pouco tempo atrás fez a Coinbase. Muita coisa não mudou para a Coinbase, principal exchange dos Estados Unidos, pois ainda existe a possibilidade de que qualquer um adicione ativos na plataforma.

A única forma de cumprir com o que a SEC quer é se tornar uma exchange centralizada, porém isso não seria positivo para a Uniswap, causando uma queda na liquidez. Isso é o que os agentes regulatórios estão querendo em todo o mundo.

Pode ser que o Presidente da SEC escolha pela opção de intimidar a Uniswap, ao invés de enviar pedidos formais para regulamentar este projeto em questão. Lembrando que as ações que estão no mercado americano estão todas regulamentadas abaixo do regime da SEC.

Entenda o que é a Uniswap

A Uniswap é um protocolo de corretora descentralizada que foi fundada por Hayden Adams em 2018. Ela permite a negociação de tokens no padrão ERC-20, que é o protocolo de projetos criados na rede Ethereum. É um projeto parecido ao que também está acontecendo na rede da Binance, o BSC.

Em 16 de setembro de 2020, a Uniswap lançou o UNI, que é o seu token de governança. Está entre as 20 principais criptomoedas do mercado, com US$ 6 bilhões de capitalização de mercado. Os volumes negociados na Uniswap DEX também estão crescendo nos últimos meses, com US$ 25 bilhões de negociação apenas no mês de janeiro.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts