Os incríveis números que o Super Bowl movimenta

Mais um Super Bowl está chegando. A final do campeonato de futebol americano é um dos eventos mais aguardados no ano, principalmente nos Estados Unidos.

Não só por ser um grande jogo, mas também pelas atrações no intervalo, que são a marca registrada do evento, onde artistas icônicos como Prince e Michael Jackson já se apresentaram. 

Por isso, o Super Bowl é o evento mais aguardado no ano nos Estados Unidos, o que pode ser confirmado ao olhar para o preço dos ingressos. Um ingresso custa em média US$ 4,900. Em 2015, esse número superou a média dos outros anos e o preço dos tickets chegou a US$ 12,000.

preço ingresso superbowl

No entanto, o futebol americano vai muito além do Super Bowl. É o esporte que mais fatura em todo mundo. Afinal, é o esporte mais popular dos Estados Unidos e um dos mais populares do mundo. 

Os times liga de futebol americano (NFL) tiveram um faturamento total de US$ 14 bilhões, se tornando o esporte de elite que mais fatura no mundo. O segredo para isso está no alto alcance, que proporciona uma grande receita de patrocínio e transmissão na TV.

receita nfl e outros esportes
Fonte: Statista

Como faturam esse dinheiro?

O modelo de negócio da NFL é bem simples: mais de 50% do montante vêm de acordos de transmissão de TV, que geram publicidade. A televisão, aliás, ainda é o fator principal de faturamento de muitos esportes no mundo. 

A TV, principalmente se for aberta, tem um alcance gigantesco, o que se torna muito atraente para patrocinadores, que investem pesado para ter suas marcas expostas em uniformes, estádios e em anúncios na TV.

receita patrocínio nfl
Fonte: Statista

Os gastos com patrocínio na Liga Nacional de Futebol (NFL) e suas equipes aumentam anualmente desde 2010, atingindo U$ 1,39 bilhão em todo o mundo durante a temporada de 2018. 

Atrair a atenção dos torcedores dentro dos estádios é um objetivo, mas o principal motivo do investimento é ter a marca exposta a milhões de pessoas em todo o mundo – a audiência média na televisão de um jogo da NFL nos EUA durante a temporada regular.

A Nike é um dos principais patrocinadores da liga, fornecendo uniforme e vestuário para todas as 32 equipes da NFL desde 2012 – as duas partes concordaram em prolongar a parceria de direitos para o longo prazo em 2018. Com essa quantidade de dinheiro, os times podem investir mais e pagar melhores salários aos jogadores.

receita nfl
Fonte: Statista

Atualmente, a NFL tem acordos de TV com a CBS, NBC (de propriedade da Comcast), Fox e ESPN (de propriedade da Disney / Hearst). Nos contratos acertados em 2011, a CBS, a NBC e a Fox se comprometeram a pagar à NFL um total de US $ 39,6 bilhões entre as temporadas de 2014 e 2022.

Qual é o alcance do Super Bowl?

O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do mundo. No entanto, não tem a mesma audiência que as finais de Copa do Mundo. Ainda assim, a audiência do evento é relevante considerando que o futebol é um esporte globalizado e que uma Copa do Mundo acontece a cada 4 anos.

copa do mundo super bowl
Fonte: Statista

Apesar disso, a audiência das finais vem caindo ao longo dos últimos anos. O Super Bowl 53 atraiu o menor público desde 2008. No entanto, a franquia vem crescendo e ganhando fãs em outros países, como no caso do Brasil.

audiência super bowl
Fonte: Statista

Super Bowl indicator

O Super Bowl mexe tanto com os americanos, que chegaram a criar uma espécie de indicador que pudesse prever o preço do mercado de ações nos Estados Unidos após o resultado dos jogos, o que ficou conhecido como Super Bowl Indicator.

O indicador foi criado como uma espécie de piada. Ele se baseia na teoria de que uma vitória do Super Bowl para uma equipe da National Football League’s American Football Conference (AFC) prevê uma queda no mercado de ações no próximo ano. 

Por outro lado, vitória para equipes da National Football Conference (NFC), bem como para as equipes originais da National Football League (NFL) significa que o mercado de ações subirá no próximo ano.

Leonard Koppett, escritor de esportes do The New York Times, introduziu o Super Bowl Indicator pela primeira vez em 1978. O mais divertido é que o indicador teve mais de 90% de sucesso em prever a direção correta do mercado em algum momento da história.

No entanto, quando olhamos para um período mais recente, o indicador teve uma taxa de acerto de 50%. Recentemente ele falhou em prever uma queda no mercado em 2016 e 2017, quando o Denver Broncos e o New England Patriots, ambos times originais da AFC, venceram o Super Bowls.

AnoVencedorLigaConferênciaRetorno do S&P 500Previsão
2018Philadelphia EaglesNFCNFC-6.24%Falhou
2017New England PatriotsAFLAFC21.83%Falhou
2016Denver Broncos AFLAFC11.96%Falhou
2015New England Patriots AFLAFC-0.73%Funcionou
2014Seattle Seahawks Expansion teamNFC13.69%Funcionou
2013Baltimore Ravens Expansion teamAFC32.39%Falhou
2012New York Giants NFLNFC16.00%Funcionou
2011Green Bay PackersNFLNFC-1.12%Falhou 
2010 New Orleans SaintsNFLNFC15.06%Funcionou
2009Pittsburg Steelers NFLAFC26.46%Funcionou
2008New York Giants NFLNFC-37.00%Falhou

Aqui vale a máxima: nem sempre correlação implica causalidade. Para explicar da melhor forma, vale uma curiosidade: você sabia que o ano em que Nicholas Cage fez mais filmes também foi o ano em que os EUA tiveram mais acidentes de helicóptero? Seria pouco razoável acreditar que um ator tivesse impacto nesses acidentes.

As pessoas estão sempre procurando uma explicação lógica para algumas situações que são, muitas vezes, simplesmente aleatórias. Por exemplo, não é muito comum ver os jornais tentando explicar uma queda de 1% no Ibovespa, mesmo sendo um evento dentro da normalidade.

Portanto, não existe nenhuma fundamentação lógica para Super Bowl Indicator, o que indica que o indicador é puramente baseado em superstição e sorte e, por isso, não deveria ser levado a sério.

Um negócio de bilhões

A NFL é mais que um esporte, é um negócio que gera bilhões de dólares e que é altamente lucrativo para os seus participantes: equipes, patrocinadores e jogadores. O Super Bowl é apenas o auge dessa representação.

O mais interessante é a sua arrecadação, superando a Premier League, que é a liga de futebol mais competitiva do mundo. O futebol é um esporte globalizado, mas mesmo assim, a Premier League não consegue maior receita, o que mostra a efetividade da NFL em vender seu produto.

O Super Bowl mexe tanto com os americanos que seu resultado chegou a servir de embasamento para operações no mercado financeiro, embora fique claro que o Super Bowl Indicator seja apenas uma brincadeira.

Mas de qualquer forma, quem leva o Super Bowl esse ano? Kansas City Chiefs ou San Francisco 49ers?

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