Jogos de tabuleiro para educação financeira

Os jogos de tabuleiro podem ser uma ótima solução para educação financeira. Aprender em grupo e se divertindo é muito mais leve que estudar sozinho. A partir do momento que os conceitos são aplicados no jogo, eles são fixados e podem te ajudar na vida real. 

Apesar dos jogos de tabuleiro serem muito utilizados por crianças, a educação financeira que eles proporcionam ajudam também os adultos. Listamos aqui sete jogos focados em finanças, gestão de recursos e investimentos. 

Monopoly

monopoly educação financeira

Para ser jogado por crianças acima de 8 anos, Monopoly é a versão original do nosso Banco Imobiliário. Criado nos Estados Unidos, o jogo simula um mercado de compra, venda e aluguel de imóveis. Resumindo, ganha quem permanecer no jogo, depois de todos os outros participantes falirem, ou seja, o que souber fazer a gestão dos seus imóveis e bens.  

Manual

Banco Imobiliário

Após a parceria entre a Hasbro (fabricante do Monopoly) e a Estrela terminar, a marca brasileira desenvolveu seu próprio jogo focado no mercado imobiliário. O tabuleiro auxilia de forma similar ao Monopoly na educação financeira dos participantes, ele é quase uma cópia exata da versão estadunidense. 

Assim como o Monopoly, o Banco Imobiliário tem dezenas de versões: app (a mais nova) ouro, cartão de crédito, aplicativo, comunista, mundo dos brinquedos, e por aí vai.

Manual

Cashflow

Cashflow é um jogo criado pelo autor do livro de educação financeira “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki. Desenvolvido dois anos após o livro, em 1997, o tabuleiro é jogado em duas partes e ganha o jogo quem comprar o seu sonho ou o primeiro a acumular 50 mil dólares. 

Durante o jogo, os participantes devem gerir seus recursos financeiros, que são pagos pelo banco como um salário, a cada rodada. Com esse montante, devem investir, apoiar caridades, identificar oportunidades e também lidar com mudanças na família, como o surgimento de um bebê. Você pode pegar empréstimos no banco, pagar suas dívidas ou falir.

Manual

Jogo da mesada

jogo da mesadaIndicado para crianças a partir de 6 anos, este jogo tem um tabuleiro um pouco mais divertido e voltado para o público infantil que os outros acima. O ganhador se dá ao término do período fictício estipulado no jogo, que normalmente é de dois meses. Ele  é a pessoa que lucrou mais durante a partida. 

O tabuleiro conta com uma série de eventos como pagar contas, ganhar dinheiro do banco, pagar um vizinho, fazer aniversário, participar de um bolão, venda de investimentos, caridade, entre outros. 

Manual

Jogo da vida

O Jogo da Vida também é um jogo voltado para educação financeira, mas ele está focado em fazer com que o participante aprenda a lidar com as situações e imprevistos que vão acontecendo ao longo do tabuleiro. Também com um contexto similar ao Jogo da Mesada, tem situações de dia do pagamento, dia do seu casamento, nascimento de filhos, vingança, etc. 

Mas o diferencial do jogo, é na parte de investimentos e seguros. No Jogo da Vida, você pode comprar ações, emprestar o dinheiro ao banco, pagar pedágio e ficar milionário. 

Manual

Catan

Catan é um jogo mais novo, normalmente jogado por adultos, apesar da indicação ser a partir de 12 anos. Ele não trata literalmente de dinheiro e finanças.  Mas para que o jogo aconteça, é necessário a gestão de recursos para construir estradas e aldeias. 

O objetivo de cada jogador é colonizar e expandir seu território. Para conseguir crescer, ele depende matéria prima, cultivada em seus territórios iniciais. O participante deve escolher então onde construir suas estradas e aldeias para poder obter mais insumos. 

Pensando em educação financeira, este é um jogo que auxilia na tomada de decisão e desencadeamento de suas consequências. Por isso, a diversificação das matérias primas é necessária para que o ganhador possa expandir sua dominação. 

Manual

Quartz

Quartz também é novo, da Mandala Jogos, uma empresa brasileira. Os jogadores tem o objetivo de serem donos de uma mina, onde estão extraindo cristais. A cada rodada, cada participante deve escolher se extrai um cristal, se tira uma carta de benefícios ou prejuízos ou se sai da mina e vende o que extraiu. Este jogo pode ser um paralelo ao mercado de investimentos em renda variável, onde você pode ganhar mais ou perder tudo imediatamente. Você aprende a saber até onde ir e quais decisões tomar.

 

 

Parece uma frase clichê, mas todos já vivemos isso. Enquanto estamos brincando e compartilhando experiências, o aprendizado e fixação acontecem muito mais rápido e de forma orgânica. 

Aprender sobre finanças pessoais não precisa ser massante e nem causar medo nos iniciantes. Aprender brincando, nas redes sociais e com séries ajuda muito na introdução ao tema, podendo depois ser mais aprofundado. 

Tem mais alguma sugestão de jogos para educação financeira? Indica aqui para a gente! 

 

Total
3
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts