O que são DAOs e como funciona?

Os DAOs são vistos como a próxima grande oportunidade pelas pessoas que trabalham com criptoativos. Ao emitir e transferir valor através do blockchain, eles trazem uma revolução do modelo tradicional de negócio das organizações.

Devido à explosão de popularidade das Finanças Descentralizadas (DeFi), aumentou o interesse em DAOs. Com isso, esteja você familiarizado ou não com esta nova classe de investimento e transações usando criptomoedas, é importante conhecer o que é a Organização Autônoma Descentralizada (DAO).

Diferente das entidades tradicionais, o modelo atual do DAO permite a criação de organizações autônomas, auto gerenciadas, transparentes e mais eficientes.

Portanto, neste artigo, iremos esmiuçar mais sobre o que são as DAOs, suas vantagens e possíveis desvantagens com total trasnparência.

O que são DAOs?

DAO é a sigla em inglês para Decentralized Autonomous Organization ou Organização Autônoma Descentralizada, em português.

Nesse sentido, o DAO é uma estrutura organizacional que muda totalmente a forma convencional que conhecemos como uma empresa funciona hoje. Esse modelo é considerado por especialistas como o futuro das organizações, sem presidentes, sem diretores e sem chefes.

Dessa forma, é governado por um conjunto de regras por seus membros que executam automaticamente sem a necessidade de intermediários. Diferente do que acontece no sistema tradicional, onde existe um servidor central para tomar decisões, no DAO, o controle é administrado coletivamente pelos seus membros, com isso transmitindo total transparência entre seus usuários.

Sendo assim, os DAOS representam uma forma eficaz de trabalhar com pessoas com idéias semelhantes em todo o mundo, onde as decisões são regidas por propostas e votações para garantir que todos na organização tenham voz.

Veja também: DeSo, a blockhain para mídia social

Como funcionam os DAOs?

Os DAOs são organizações que utilizam da tecnologia de blockchain para registrar as transações e regras financeiras. Dessa forma, elimina a necessidade de envolver terceiros e as torna mais abertas e democráticas.

Para entender como funciona o DAO, primeiro pense na estrutura de uma organização tradicional. Nelas existem uma série de contratos e acordos entre os membros.

Por exemplo, na forma tradicional, um contrato de trabalho especifica o que um funcionário deve fazer em troca do salário acordado. Existem ainda contratos com fornecedores, termos de empréstimo com bancos e várias outras coisas.

Todos os contratos firmados precisam ser especificados no papel e sua execução envolve terceiros para supervisionar. Entretanto, para os DAOs, isso  tudo é feito com códigos no blockchain.

A espinha dorsal dos DAOs são os contratos inteligentes que definem as regras e mantém o armazenamento da organização. Normalmente esses registros são construídos sobre o blockhcain Ethereum, que oferece suporte a esse tipo de contrato inteligente.

Além disso, uma vez que o contrato está ativo, ninguém pode alterar as regras, sem que os demais membros saibam e concordem. Com isso, os DAOs possuem uma organização democratizada onde todos os membros precisam votar a favor de quaisquer mudanças a serem implementadas.

 Os DAOs possuem um dono?

Talvez esta seja a parte mais interesse de um DAO, eles não possuem um dono. Desde que nascemos, é imposto a nós entender que para que as coisas funcionem, é necessário de uma autoridade central controlando e regulando, mas isso não acontece para esta classe.

Assim como Ethereum, Bitcoin e uma DAO, ela não tem um ponto centralizador. O que eles possuem são curadores, que os ajudam a cuidas das operações e da segurança.

Veja também: The Graph, um protocolo de indexação de dados de blockchain

Vantagens dos DAOs

Como todos os tipos de tecnologia, um DAO pode oferecer a seus participantes diferentes vantagens e desvantagens. Neste capítulo iremos abordar as principais vantagens dos DAOs, são elas:

Sem hierarquia

Permite criar organizações sem nenhuma hierarquia. Todos os envolvidos possuem uma participação na tomada de decisões.

Ou seja, todos que fazem parte do DAO podem contribuir com ideias e votam para tomar decisões, descentralizando a organização.

Transparência

Nos DAOs o nível de transparência é muito alto. Isso ocorre porque ele herda da tecnologia blockchain sua capacidade de registrar todas as ações realizadas e tornar público esse registro.

O código aberto. O que significa que qualquer pessoa pode vê-lo, examinar o histórico e ver como as decisões foram tomadas

Descentralização

A descentralização permite que os DAOs ofereçam serviços globalmente, o que elimina fronteiras e democratiza o acesso a serviços.

Facilita a criação de organizações

As organizações e seus métodos são programados apenas em uma blockchain, utilizando contratos inteligentes e, a partir desse momento, já começam a funcionar.

Isso economiza dinheiro, tempo e papelada, algo necessário para o registro tradicional de organizações ou empresas.

Desvantagens dos DAOs

Apesar de inúmeras vantagens com a invenção desta tecnologia, também temos algumas desvantagens, são elas:

Difícil mudar as regras

Depois de implementado no blockchain, as regras dos DAOs não podem ser alterados sem consenso da comunidade.

Embora isso ofereça uma vantagem, em momentos de crise ou casos de lacunas na estrutura, pode existir uma demora nos movimentos que podem levar um potencial roubo ou outras conseqüências desastrosas.

Contratos e códigos mal redigidos

Programar um DAO não é uma tarefa fácil. A automação de tarefas e a capacidade de tomar decisões é muito complexa. O caso The DAO revelou que um erro de linha única pode levar a perdas de milhões.

DAOs valem a pena?

Apenas alguns anos após a sua criação, os DAOs se mostraram uma ferramenta tecnológica útil que pode fazer parte de qualquer grande revolução futura.

Os DAOs imaginam uma organização coletiva pertencente e administrada por seus membros, com todos eles tendo voz, o que muda a forma como as organizações são hoje.

Por fim, muitos especialistas do setor afirmam que esse tipo de organização está ganhando força e, possivelmente, irá substituir algumas empresas tradicionais.

Veja também: Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts