Minerando Bitcoin com um Game Boy. Entenda a história!

Sabemos que o Bitcoin (BTC) se popularizou no ano 2021, no qual a criptomoeda recordes de preço, obtendo presença nos noticiários de todo o mundo. Assim, cada vez mais o interesse por faturar com o Bitcoin surgiram, como o caso de um simples Game Boy, modificado para minerar BTC.

Game Boy rodando mineração

Um anônimo pesquisador de Tecnologia da Informação (TI) e youtuber do canal StackSmashing combinou uma placa controladora Raspberry Pi Pico, um computador convencional e um Game Boy com mais de 20 anos de uso, fazendo com que todo o processo de mineração ocorra apenas com o hardware do clássico videogame portátil.

Os elementos adicionais citados serviram para suprir o básico que o Game Boy não possui, como conexão com a internet, por exemplo. Sabemos que é impossível minerar qualquer coisa sem acessar a rede Blockchain da moeda digital, por essa razão um cabo modificado foi conectado à placa Raspberry Pi Pico e então a um computador.

Através do computador, o youtuber ativa o protocolo de mineração de Bitcoin, então o Game Boy roda o programa de hashing que irá efetivamente extrair a criptomoeda, enquanto até mesmo mostra uma divertida animação em seu display.

Com isso, StackSmashing foi capaz de processar um bloco de dados de 76 bytes usando o console portátil.

Efetividade é quase nula

Por mais divertida que a experiência de minerar Bitcoin através de um vídeo game, o fato não passa de uma experiência. O Game Boy possui uma taxa de hash, que mede a efetividade da mineração, de aproximadamente 0,8 H/s (hashes por segundo), enquanto uma máquina ASIC de última geração consegue atingir até 125 TH/s (trilhões de hashes por segundo).

Desse modo, fica claro entendermos que é praticamente impossível minerar qualquer criptomoeda com essa potência.

As recompensas da mineração de Bitcoin estão diretamente ligadas com a sua participação no processamento de blocos de dados comparados ao restante de usuários do mundo.

Existe uma taxa de hash mínima para se extrair com sucesso a menor quantidade da criptomoeda. Dito isso, o Game Boy conseguiu processar 76 bytes de dados do Blockchain, mas isso é absolutamente irrelevante diante da potência média dos mineradores do mundo todo.

Veja também: PayPal agora aceita pagamento de compras em Bitcoin nos EUA

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts