Ficou mais caro viajar para a Disney: queda da taxa de juros leva dólar a R$ 5,40

A redução dos juros básicos para o menor nível da história e divulgação de dados de emprego no Brasil e nos Estados Unidos fizeram o dólar fechar no maior valor em 20 dias. Hoje (07/08), o dólar comercial está sendo vendido a R$ 5,42, com alta diária de 1,64%. Só em 2020, o dólar acumula alta expressiva de mais de 34%.

No mercado de ações, o Ibovespa opera em queda. O índice Ibovespa, da B3 (a bolsa de valores brasileira) caiu 1,42% e está na casa dos 102 mil pontos.

No dia 5 de agosto, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a Selic (juros básicos da economia) para 2% ao ano, o menor nível da história. Juros mais baixos estimulam a fuga de dinheiro do Brasil, pressionando o dólar para cima. 

Leia também:

Por outro lado, a perda de rentabilidade de investimentos de renda fixa estimula mais pessoas a investir na bolsa, apesar do risco do mercado acionário. Com os títulos de Renda Fixa rendendo abaixo da inflação, o apetite por risco vai aumentar. 

Muitos novatos vão entrar na bolsa de valores durante uma recessão e com as ações com preços próximos ao que observamos antes da pandemia do Coronavírus. Este dinheiro que entra no mercado de ações é muito mais suscetível a movimentações mais bruscas na economia.

Não são só ações que ganham espaço. Ativos que servem como reserva de valor também estão em alta. O Ouro e a Prata já acumulam uma valorização de 34,34% e 57,96%, respectivamente, em 2020. Muitos países ao redor do mundo, principalmente na Europa, estão praticando juros negativos.

Juros negativos diminuem o interesse em manter dinheiro parado. Então quem tem muito dinheiro guardado, parte para ativos de reserva de valor e moedas mais fortes, tanto que é possível ver um enfraquecimento do dólar na economia mundial, exceto para países subdesenvolvidos como o Brasil.

É o momento de entrar com tudo na bolsa?

O fato é que o Brasil está quase virando uma Suíça, ao menos em questão de juros. Vamos ver muita gente tirando todo seu dinheiro da poupança e colocando em ações e fundos. Esta é a hora de tomar cuidado e não tomar nenhuma decisão sem antes entender o mínimo do que está fazendo.

Se você quer entrar no mercado de ações, conheça seu perfil de investidor, entenda até quanto de dinheiro pode perder, sempre realizando compras parciais. O cenário econômico para o futuro não é dos mais otimistas, embora as recuperações sempre ocorram depois de grandes quedas como foi essa. 

Desemprego continua alto

O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos caiu na semana passada. Apesar do recuo, o fato de quase 1,2 milhão de pessoas terem requerido o benefício indica estagnação no mercado de trabalho da maior economia do planeta. Isso pressionou o dólar, que subiu em relação às moedas de países emergentes, principalmente o real brasileiro e a lira turca.

No Brasil, o dia foi marcado pela divulgação de dois indicadores de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a taxa de desemprego fechou o segundo trimestre em 13,3%. O índice subiu 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

O Ministério da Economia também divulgou as estatísticas de seguro-desemprego. Segundo a pasta, o número de pedidos caiu para 570,54 mil na segunda quinzena de julho.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts