Entenda a diferença entre Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge

Não é novidade que o mercado de criptomoedas está crescendo a taxas exponenciais nos últimos anos, mas o que chama atenção de fato, são criptomoedas como Baby Doge e Doge Coin. Com diversas novidades surgindo a todo momento, no meio desta evolução, surgiram o que é chamado de “memecoins” para mexer com o sentimento de muitos entusiastas de criptomoedas.

Nesse sentido, as memecoins podem ser interpretadas como criptomoedas que não possuem fundamentos técnicos que a sustentam, onde seu valor está ligado a um meme, uma sátira. No meio destas memecoins, surgiu uma onda de criptomoedas relacionadas a cachorros.

Existem algumas rodando no mercado, sendo as mais conhecidas a Shiba Inu, Dogecoin e Baby Doge. Sendo assim, neste artigo, vamos explicar sobre a diferença entre estas “memecoins” de cachorros que têm ganhado bastante destaque no mercado, principalmente neste ano.

Veja também: Altcoins: Entenda o que são e como funcionam

O que é a Dogecoin?

Entenda a diferença as criptomoedas Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge

A Dogecoin foi criada em 2013, por uma dupla de amigos e engenheiros de software, Billy Markus e Jackson Palmer. Tudo começou como uma piada, onde eles pretendiam zombar das intermináveis quantidades de altcoins que surgiam na época, onde a maioria não sobreviveu.

Dessa forma, eles identificaram qual foi o melhor meme da internet daquele ano, escolhido pelo programa Know Your Meme. O meme escolhido apresentava um cão da raça Shiba Inu. A Dogecoin funciona como um processador de pagamentos que utiliza o sistema Proof of Work.

Sendo assim, o que nasceu como uma piada e, agora, se tornou o pai de todas as memecoins que querem se tornar grandes. Ela foi uma das principais vítimas do colapso de maio, assim que Elon Musk parou de aceitar o Bitcoin como meio de pagamento. Mesmo que Musk tenha apoiado publicamente a Dogecoin, seu valor continuou a cair drasticamente.

Baby Dogecoin

Entenda a diferença as criptomoedas Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge
Entenda a diferença as criptomoedas Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge

A Baby Dogecoin, como seu homônimo Dogecoin, é uma memecoin que foi lançada em resposta ao aumento de preço que a Dogecoin sofreu no início de 2021. Ela é utilizada como um processador de pagamentos, assim como a Dogecoin, mas as semelhanças param por aí.

Ao contrário da Dogecoin, a Baby Dogecoin possui velocidades de transação mais rápidas, bem como um sistema hiper deflacionário, onde as criptomoedas são queimadas a uma taxa suficiente para controlar a criação e o preço da Baby Doge.

Além disso, a Baby Dogecoin possui alguns benefícios quando se tratar de reter a criptomoeda, visto que os usuários recebem 5% de todas as taxas de transação depositadas diretamente em suas coisas. Com cada transação, um adicional de 5% é adicionado ao pool de liquidez.

Isso torna a Baby Dogecoin uma criptomoeda mais fácil de ser negociada. Embora o mascote da Baby Dogecoin seja bastante adorável, a criptomoeda possui um valor de mercado de US$ 539 milhões.

Por fim, especialistas indicam que a Baby Doge não possui um uso aparente. Criptomoedas primárias e crescentes estão governando o mundo criptográfico, visto que servem a um objetivo elementar. Portanto, os especialistas não tem certeza por quanto tempo a Baby Doge pode sofrer, visto que, no longo prazo, é problemático prever a eficiência desta moeda com o poder de pessoas como Elon Musk. 

Veja também: Saiba como escolher um bom projeto de criptomoedas

O que é a Shiba Inu?

Entenda a diferença as criptomoedas Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge

A SHIB nasceu em 2020 para alertar as pessoas sobre a luta entre cães. Foi projetada para ser uma alternativa a Dogecoin, embora possua algumas diferenças em relação a mesma. Como compartilha algumas qualidades com a Dogecoin, as comparações são inevitáveis, principalmente por conta da utilização da raça Shiba Inu como símbolo da criptomoeda.

Nesse sentido, as principais similaridades entre as duas criptomoedas são a raça do mascote, o preço baixo da criptomoeda e a ampla oferta. O fornecimento de DOGE é ilimitado, enquanto o de SHIB é limitado a 1 quatrilhão de tokens. 

A Shiba Inu está inserida dentro da blockchain Ethereum, tendo maiores possibilidades de utilização. Especialistas acreditam que a criptomoeda se desenvolverá como resultado da evolução da Ethereum, a segunda maior criptomoeda do planeta.

Após a criação o fundador Ryoshi (é um pseudônimo) doou metade do estoque total do SHIB para o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, que se virou e doou 50 trilhões de criptomoedas para o Covid-Crypto Relief Fund da Índia. Foi a maior doação de criptomoedas já feita, avaliada em mais de US$ 1 bilhão na época.

Por fim, Buterin “queimou” o resto. Devido a uma questão de oferta e demanda, isso ajudou a aumentar o valor da Shiba Inu. Contudo, o preço ainda é extremamente barato, estando ao alcance de praticamente qualquer pessoa.

Conclusão

Criptomoedas são ativos de renda variável bastante voláteis, que indicam a necessidade de o investidor ter um perfil sem aversão ao risco, principalmente quando o assunto está relacionado as “memecoins”. Estas criptomoedas promovem uma experiência de variação massiva nos seus preços constantemente.

Por exemplo, um simples tweets de Elon Musk causaram grandes turbulências nas criptomoedas citadas neste artigo. Sendo assim, investir nestas criptomoedas significa não ser possível prever se o preço irá subir ou descer e, se alguém de alto renome disser algo, o preço pode explodir ou simplesmente destruir a criptomoeda.

Além do problema da mídia social, estas criptomoedas são novas, o que significa que não possuem uma grande quantidade de fãs como a Ethereum e Bitcoin possuem. Inclusive, a Dogecoin vem experimentando picos de preço e popularidade há algum tempo, mas nunca conseguiu se manter estável.

Por outro lado, ao olhar para Shiba Inu, é necessário lembrar que Vitalik Buterin possui metade do fornecimento disponível da criptomoeda. Sendo assim, ele pode controlar o mercado da Shiba Inu assim como Musk pode controlar a Dogecoin com um tweet, um despejo da carteira de Buterik poderia fazer o preço da Shiba Inu cair vertiginosamente.

Por fim, no geral, não é recomendável investir em memecoins, como a Shiba Inu, Doge Coin e Baby Doge, a não ser que acredite que alguma destas criptomoedas possa ser um projeto ou uma tecnologia que realmente acredite e queira dar suporte. Caso contrário, estas criptomoedas são mais piadas do que investimento, embora não seja impossível fazer uma transações lucrativa com estas criptomoedas através de ferramentas de alto desempenho, tais como as oferecidas no Tradingview.

Veja também: Tipos de esquemas com criptomoedas e como evitá-los

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts