Conheça a plataforma de contratos inteligentes Avalanche

Nos últimos tempos, diferentes propostas ligadas à finanças descentralizada ganharam espaço no mercado das criptomoedas. As oportunidade e vantagens ao efetuar staking se mostram de muito interesse para investidores de criptoativos, como o caso da Avalanche.

Nesse sentido, no artigo de hoje, será apresentado mais esse projeto que tem se consolidado como uma proposta DeFi muito interessante. Com baixos custos de transação e ambiente amigável, a Avalanche é uma blockchain que, ao que tudo indica, é bastante promissora. 

O que é Avalanche? 

Com lançamento realizado no ano passado, a Avalanche é uma plataforma descentralizada com foco em contratos inteligentes. O projeto busca alcançar diferentes perfis com interesses em utilizar contratos inteligentes ou tecnologias,  dApps e blockchains.

Em síntese, a Avalanche é uma plataforma de contratos inteligentes com foco em finanças descentralizadas (DeFi), que incluem blockchains personalizadas, blockchains privadas e aplicativos descentralizados (dApps).

Desta maneira, o projeto acredita que poderá tornar acessível uma blockchain de grande valor, que valoriza a descentralização e os fatores de segurança.

Por isso, a plataforma cresce disparadamente no ranking de criptomoedas, chegando à 11ª colocação, reunindo o valor de mercado US$24 milhões.

Além disso, o projeto busca também estimular que os usuários utilizem seu tokens AVAX, facilitando a infraestrutura e as operações, além de procurar concorrer com a Ethereum.

Com isso, a Avalanche fornece, assim, uma rede blockchain para a utilização e desenvolvimento de aplicativos financeiros descentralizados (DeFi).

Fonte: TradingView

Veja também: Stellar, a blockchain que buscar ser a solução de pagamentos P2P

Como a plataforma funciona

Por intermédio de um dispositivo de consenso revolucionário, a plataforma permite que os usuários realizem mais de 4.500 negociações por segundo, finalizadas de maneira instantânea enquanto conserva um elevado nível de segurança. 

Para que esse efeito possa ocorrer, a plataforma faz o uso de três blockchains, onde cada uma delas possui uma função no ecossistema Avalanche.

Com isso, não sobrecarrega apenas uma rede que deveria cumprir com todos os objetivos e assim ser a responsável por todos esses processos. 

Nesse sentido, essas cadeias levam o nome de: Exchange Chain ou X-Chain, Platform Chain ou P-Chain, e a Contract Chain ou C-Chain. Abaixo serão descritas, de forma mais detalhada, o funcionamento de cada blockchain.

Veja também: Mecanismo de consenso e blockchain

Exchange Chain (X-Chain)

X-Chain é a blockchain que fica encarregada de criar e transacionar todos os ativos da Avalanche. O token nativo da Avalanche, AVAX, é, atualmente, a criptomoeda mais popular da plataforma, contudo, tokens de troca como o JOE e o PNG não estão muito atrás.

As transações na X-Chain produzem taxas a serem pagas utilizando AVAX. Isso funciona de uma forma similar ao pagamento das taxas de gás na Ethereum, pagas em ETH. Então, ainda que esteja realizando transações em tokens JOE, as taxas serão sempre pagas em AVAX.

Platform Chain (P-Chain)

A Avalanche permite a qualquer um criar uma blockchain de camada um ou camada dois. É possível, até mesmo, criar um grupo delas. Nos termos da Avalanche, estas blockchains são chamadas de subnets, com a Platform Chain sendo a subnet padrão, comum a todos.

Com isso, a Platform Chain gerencia o horizonte de subnets da Avalanche ao manter o controle sobre os validadores. Contudo, as subnets também são responsáveis por realizar a validação da Platform Chain.

Contract Chain (C-Chain)

Contratos inteligentes são os principais recursos fornecidos pela Avalanche. Esse mecanismo permite que desenvolvedores criem aplicativos descentralizados na Avalanche enquanto usufruem das conveniências de segurança e de escalabilidade da plataforma.

Nesse sentido, a C-Chain executa contratos inteligentes para a plataforma Avalanche e é compatível com a EVM (Ethereum Virtual Machine). Ser compatível com EVM significa que qualquer um pode lançar contratos inteligentes da Ethereum na Avalanche. 

Dessa forma, a EVM permite que aplicativos existentes na Ethereum, como o DeFi titans Aave, possa facilmente lançar uma versão de seu produto na blockchain Avalanche, devido a essa compatibilidade.

Por fim, ao lançar contratos inteligentes da Ethereum na Avalanche, permite aos desenvolvedores ter acesso aos últimos recursos utilizando as mesmas ferramentas disponíveis na Ethereum.

O mecanismo de consenso da Avalanche

A blockchain Avalanche não depende de mecanismos tradicionais de consenso como o Proof-of-Work. Ao invés disso, a plataforma utiliza uma Virtual Machine proprietária, onde todos os nós podem ser processados e validados pelo Directed Acyclic Graphs (DAG).

Com isso, ao realizar as transações em paralelo, os DAGs permitem uma validação mais completa das informações. Os validadores pesquisam aleatoriamente outros validadores para determinar se uma nova transação é válida.

Em seguida, após a repetição da subamostragem de alta frequência, torna-se quase impossível receber informações falsas, o que torna a Avalanche uma plataforma bastante segura.

Token Avax

O token da Avalanche, AVAX, é o token de utilidade que serve como o meio de troca do ecossistema da blockchain. Embora seja utilizado como uma moeda no mundo da Avalanche, o staking de AVAX protege a rede e recompensar os stakers com mais AVAX.

Nesse sentido, compondo o valor derivado do staking, está o mecanismo deflacionário do token AVAX. Os tokens são utilizados para pagar taxas de transação, sendo eliminados do suprimento, reduzindo, permanentemente a quantidade de tokens AVAX em circulação.

Conclusão

Buscando resolver os clássicos problemas relacionados às principais blockchains, a Avalanche traz melhorias relacionadas aos custos de transação e velocidade em que as mesmas são realizadas.

Com isso torna possível uma melhor escalabilidade ao dividir as funções de rede com seu mecanismo de cadeias. a plataforma se apresenta como uma alternativa muito interessante ao que já é amplamente conhecido pelo mercado DeFi.

Nesse sentido, a Avalanche se destaca por conta de suas baixas taxas de rede. Podemos assim dizer, que além de melhorar as questões de velocidade, os seus baixos custos o tornam uma plataforma diferenciada. 

Por fim, é bastante cedo ainda para afirmar que ela vai se consolidar, deixando outras plataformas já bastante conhecidas para trás, como a Solana, a Ethereum e a Polygon. Contudo, de fato, a plataforma se mostra com potencial muito interessante para o futuro. 

Veja também: Ripple (XRP), um protocolo para pagamentos digitais

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts