Como ter um segundo salário sem precisar trabalhar?

Se você tem um emprego garantido e trabalha em horário comercial, certamente é este emprego que garante sua renda principal. No entanto, isso não impede que você tenha fontes de renda adicionais e periódicas, especialmente para direcionar o apurado para seu fundo de reserva/reserva de emergência ou suas aplicações. Já falamos em outro artigo, inclusive, que manter pelo menos um fundo de reserva/reserva de emergência deveria ser uma precaução de toda pessoa que possua renda.

O Investificar é um portal que indica opções de investimento para qualquer perfil de investidor. E quando dizemos “todos”, pensamos também naqueles que ainda estão planejando como investir ou querem construir seu capital inicial.

Escolhemos, então, quatro sugestões nas quais você pode se concentrar ao longo dos dias úteis ou até mesmo aos sábados, domingos e feriados. Só não encorajamos você a trabalhar sem descanso, pois o tempo com a família, os amigos ou os estudos nos dá forças e sentido. Em outras palavras, nos lembra dos motivos pelos quais investimos. Além disso, precisamos de saúde física e mental para continuar a produzir de forma satisfatória.

1. Aluguel

É a opção mais natural a ser colocada em primeiro lugar. Talvez você responda: “Eu não tenho sequer um imóvel”. Mas te perguntamos de volta: você poderia alugar um cômodo de sua casa via AirBNB ou OLX? Ou destinar toldos, mesas, cadeiras e toalhas para festas? Quem sabe destinar uma garagem para fins comerciais (desde que seja um imóvel comercial de verdade, evitando, assim, problemas com vizinhos ou com a prefeitura)?

Se você mora em uma cidade comercialmente desenvolvida, sempre haverá pessoas que precisem passar alguns dias ou uma temporada estudando, realizando compras, cumprindo agenda de exames ou fazendo turismo; quem queira promover uma festa, reunião de associação de moradores ou comitê político. Há ainda quem precise montar um pequeno bar, oficina ou mercearia. Bons termômetros para você identificar essas demandas são perfis de notícias de bairros no Instagram ou grupos de WhatsApp e Telegram que reúnem moradores de determinada localidade.

2. Comércio de produtos online

O comércio de porta em porta não acabou. Somente assumiu uma nova forma de abordagem e demonstração: via redes sociais. Em um perfil no Instagram, você consegue em menos de um dia organizar o mostruário inicial de seus produtos, tanto no feed quanto nos stories de destaque, além de ativar sua loja online ou criar um direcionamento para um chatbot no Instagram, WhatsApp ou no Telegram.

Seu negócio pode vender maquiagem, roupas, lingeries, refeições, artigos religiosos, itens de papelaria, produtos para animais, produtos de limpeza, entre outros. O diferencial será a personalidade que você dará a ele de forma online, com uma marca inconfundível, textos curtos e limpos para as postagens, fotos bem enquadradas e com boa iluminação, frames (molduras) com logotipo, e comprometimento na rápida resposta ao cliente. São aspectos obrigatórios para grandes empresas, mas entre pequenos e médios negócios, quem negligencia algum daqueles itens perde espaço para concorrentes que sabem lidar com eles.

3. Motorista de aplicativos

Outra recomendação óbvia, porém pense conosco: à noite, o que você costuma fazer em casa? Ver novelas, jornais ou seriados? Jogar ao computador? Por que não atuar de duas a quatro horas por noite, dirigindo sua moto ou seu carro e concentrando seu lazer estritamente nos finais de semana? Você pode se perguntar se isso não é trabalhar nas horas vagas. Respondemos que não: é reverter a função de algumas de suas horas de lazer.

Muitos motoristas de aplicativo, inclusive, divulgam seu trabalho regular ou suas funções extras aos seus clientes volantes: corretores de imóveis, recreadores infantis, locutores de carro de som, garçons, mestres de obras, montadores de móveis, guias de turismo… A lista não tem fim. E a boa relação com clientes que querem um eventual atendimento exclusivo pode render uma prestação de serviço de forma direta, ou seja, uma contratação para viagens particulares por diária, livre da mediação dos aplicativos.

4. Conteúdo exclusivo

Não, não estamos falando de OnlyFans, podcasts, canais do YouTube e vídeos para o TikTok, ainda que essas plataformas mereçam um artigo à parte. Falamos, aqui, da produção de conteúdo de notícias sobre um segmento de interesse, uma localidade ou uma comunidade de valores afins. Há perfis do Instagram e do WhatsApp que oferecem informações e fotos exclusivas de ocorrências policiais e de trânsito em um bairro, de times de futebol, ensinamentos filosóficos ou de indicadores financeiros, por uma assinatura de poucos reais mensais.

É uma estrutura, em menor escala, do que os portais de notícia oferecem a seus assinantes, com a diferença que os produtores de notícia descentralizados entregam conteúdo que as grandes mídias não têm condições ou interesse de produzir. Você pode, sobretudo, oferecer esse conteúdo de forma gratuita se ele for atrativo para convidar os recebedores a conhecerem seu empreendimento, como oficinas, lanchonetes, casa de eventos, curso online, portal de notícias ou site de investimentos.

5. Fotografia

Agora, sim, uma dica extra que envolve uma segunda renda trabalhando de fato.

Quase todo mundo ainda sente a necessidade de registrar os melhores momentos de sua vida em fotos. Embora seu smartphone tenha a capacidade de gerar bons takes, nada supera o trabalho de um profissional que tenha um equipamento apropriado, saiba selecionar os melhores ângulos, orientar poses, reparar pequenos defeitos e corrigir cores e luzes em softwares de edição.

O ofício de fotógrafo é um daqueles que podemos aprender em um curso técnico, mas também na prática, por meio de cursos online (de custo muito baixo) sobre operação de equipamentos, estética e aprendizados de softwares. Dentro do ramo, você pode ainda descobrir sua especialidade: festas e eventos, arte, turismo e paisagens, arquitetura e imóveis, moda, jornalismo, dentre outras.

Continue a receber conteúdo exclusivo e gratuito da Investificar! Fale com a gente aqui nos comentários!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts