Ambev realiza primeiro teste de delivery com drone: Empresa divulgou imagens

A Ambev deu os primeiros passos para o avanço do processo de entrega de delivery no Brasil. A empresa buscou uma parceria com a Startup Speedbird Aero, onde realizou um voo na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, onde fica localizada uma de suas lojas no país.

O modelo DLV-1 foi usado, sendo que este tem capacidade de transportar até 2 kg de produtos. O trajeto percorrido foi de 2,5 km (ida e volta), realizado em menos de 2 minutos. Na ocasião, o drone levou bebidas da fábrica da Ambev para um condomínio residencial em Jaguariuna.

Projeto teve aprovação e agora segue para a próxima etapa de testes

O projeto agora segue para uma nova fase de testes onde iremos ter um modelo maior e capacidade de trafegar por 20 km sem parar. A carga de produtos também aumenta nesta fase, com a capacidade de transportar até 8 kg.

Segundo a Ambev, agora o principal objetivo é explorar as diferentes possibilidades de produção, fazendo uso da tecnologia para melhorar a experiência de seus consumidores. Os planos da Ambev é expandir a iniciativa para todas as cidades onde atua no Brasil.

Este “piloto de entregas” via drone vai contribuir com uma maior mobilidade urbana e preservação do meio ambiente, por que assim irá ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas, consequentemente uma menor emissão de poluentes nas ruas. O projeto faz parte da iniciativa Ambev Tech.

CEO da Speedbird Aero se diz muito confiante e entusiasmado com o projeto

Manoel Coelho, atual CEO da Speedbird Aero, se mostrou muito animado com esta fase de testes, revelando que se tudo ocorrer como dentro do previsto, as empresas (não apenas a AMBEV) terão como oferecer um serviço de logística mais eficiente e sustentável. O consumidor é quem será o maior beneficiado, com um produto ainda mais qualificado.

Além disso, através de um estudo realizado na Universidade de Virgínia, 87% dos consumidores declararam estarem satisfeitos pelo uso do drone nas entregas e afirmam que essa nova prática  trará muitos benefícios. Destes 87%, é unânime que todos usariam o serviço por pedido de drone.

Impressão sobre o serviço mudou principalmente durante à pandemia

A pesquisa mostrou que boa parte dos entrevistados revelaram ter mudado de opinião sobre o serviço por conta da pandemia, frisando que a entrega por drone ajuda a manter o distanciamento social e a menor aglomeração. Quanto maior a familiarização da população, mais positivo fica o sentimento.

Para operar este serviço no país, os próximos passos também devem ser bastante simples. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já autorizou a entrega de serviços através de drones, sendo que a licença foi dada para a empresa Speedbird, contratada para o período de testes iniciais da Ambev.

Em suma, mesmo com a crise do coronavírus, as ações da Ambev estão sendo negociadas em alta na B3 se tomarmos em comparação o último ano. E com o estímulo da empresa à uma modernização no setor de logística, é esperado um aporte ainda maior dos investidores

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts