A importância do NFT para a classe artística

A tecnologia blockchain veio para revolucionar a forma como pensamos negócios, mercado financeiro e muitas outras coisas. Como toda tecnologia disruptiva, novos serviços são gerados a partir deles, levando toda a economia para um novo patamar. Foi assim com o advento dos smartphones, internet e agora com a blockchain.

Nesse sentido, a tecnologia blockchain habilitou a criação do NFT. Como já explicamos aqui mesmo na Investificar, os tokens não fungíveis são certificados digitais baseados em blockchain.

Estes são protegidos por uma chave de uso exclusivo e pessoal. O NFT pode ser atrelado a qualquer coisa digital, imagem, foto, vídeo, música, etc.

Com isso, o certificado digital torna o NFT único, gerando escassez, sendo possível instaurar um mercado associado a esses itens. Artistas renomados e até mesmo grupos musicais vem aderindo ao NFT. The Weeknd, Kings of Leon e Steve Aoki já lançaram seus primeiros projetos em NFT.

Sendo assim, essa ideia tem sido importante para uma classe que é esquecida por muitos, a classe artística. Dessa forma, nesse artigo, iremos tratar da importância do mercado de NFTs para classe de artistas. Acompanhe o texto e fique por dentro desse mercado que vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos!

Veja também: O que são transações em P2P em Bitcoin?

Vantagens do uso de NFT por artistas

NFT

Por exemplo, um artista pode simplesmente vender o NFT de uma obra gerando uma boa quantia. Inclusive, as quantias geradas pode ser um valor que dificilmente obteria em um contrato com a plataforma de streaming Spotify. Principalmente quando falamos de artistas independentes em início de carreira, o NFT pode gerar uma renda maior que shows realizados.

Contudo, quando falamos da venda de um NFT não necessariamente estamos falando de transferência de direito autoral. Ou seja, é possível que você venda “a cópia original” da música e continue recebendo por reproduções da música.

Contudo, também é possível que, quem adquira o NFT, principalmente quando falamos de música, possa ganhar royalties quando esta for reproduzida em meios digitais.

Por outro lado, existem os artistas digitais, aqueles que criam artes computadorizadas e vendem seu trabalho. Embora estas artes possam ser facilmente reproduzidas, o conceito de escassez, a assinatura oficial do autor a tornando única, tudo gera um valor em relação à arte. Fotógrafos também se beneficiam do sistema, sendo mais fácil a exposição das fotos tiradas.

No entanto, não necessariamente a obra precisa ser digital. Em alguns casos, existem um processo de digitalização de objeto físico. Fugindo do meio artístico, recentemente, Romário, tetracampeão com a seleção brasileira, anunciou o NFT da bola de seu milésimo gol. Segundo ele, a bola pode se deteriorar com o tempo, mas o NFT será eterno.

Veja também: NFT: Meme da garota em frente a incêndio é vendido por R$ 2,5 milhões

Como os NFTs são anunciados

Talvez, a parte mais complexa ao anunciar um NFT de uma obra digital, seja a sua precificação. Primeiro que o valor calculado é em criptomoeda e não em moeda fiduciária. E, por ser criptomoeda, a alta volatilidade acompanha, dificultando ainda mais o processo. Por outro lado, os NFTs seguem o mercado de arte tradicional.

Nesse sentido, quanto mais famoso for o artista, maior atribuição será realizada sobre suas artes. Para artistas que querem entrar nesse mercado, é importante realizar uma pesquisa e entender a média dos valores publicados.

Com isso, o próximo passo é tornar a sua obra em um NFT, tornando-o único para ser negociado em um marketplace. O processo de registrar um NFT é chamadode mintagem, o que significa fazer o registro na blockchain.

Para isso, é necessário escolher um dos diversos marketplaces disponíveis. As taxas podem variar, por isso, é importante avaliar qual o melhor custo x benefício.

A compra e pagamento do registro é realizado em criptomoedas. Como as obras são registradas na blockchain Ethereum, é geralmente utilizado o token dela, o ETH, para realizar o pagamento.

Além disso, devem ser analisados se o marketplace é voltado para o público que você deseja expor sua obra. Cada marketplace é voltado para um público espeífico. Entre os marketplaces disponíveis, podemos citar a Rarible, OpenSea, SuperRare, BakerySwap etc.

Casos brasileiros de uso de NFT

No início do ano, André Abujamra, vendeu o que pode ter sido o primeiro NFT musical. A arte foi produzida em parceria em conjunto com Uno de Oliveira, experiente artista em crypto art. A dupla criou o duo animação-e-música Coélhek. Segundo eles, “um bem descentralizado, sem ser gerido por uma grande corporação, essas transações são mais fáceis”.

De mesmo modo, o artista baiano Bel Borba realizou a produção de um quadro para um leilão realizado no Brasil. Com isso, nasceu a obra Fronteira Físico/Digital, produzida para ser leiloada em NFT. O leilão foi o primeiro brasileiro a ter 100% de exposição de artes NFT. A plataforma InspireIP realizou a exposição. 

Por outro lado, um dos casos mais recentes e famosos no Brasil está relacionado a cantora Pablo Vittar. A artista realizou um leilão de uma obra criptografada, produzida em parceria com Nicopanda e The Manufacturer.

A arte foi inspirada no universo dos avatares e no mês do orgulho LGBTQIA+. A renda foi revertida ao GLAAD. A ONG norte-americana da mídia, foi fundada em forma de protesto contra a cobertura difamatória de pessoas LGBTQIA+.

Conclusão

Além de toda a tecnologia trazida pela tecnologia blockchain, um dos pontos mais importantes é a descentralização promovida. Com a diminuição ou a total retirada de intermediários, muitos mercados passam a ser mais democráticos. Um deles é o mercado de artes, que geralmente acaba sendo acessível para poucas pessoas.

Com isso, é possível que, um artista brasileiro consiga expor uma arte em NFT em um marketplace agora. A venda pode ocorrer a qualquer momento em qualquer local do mundo, sem que haja um evento voltado para tal. A utilização do NFT para o mercado de artes vem para revolucionar e ditar os próximos passos.

Contudo, há um longo caminho a ser percorrido, O conhecimento sobre blockchain, criptomoedas e NFTs ainda é escasso entre a população. Mostrar que existe esse caminho acaba nascendo de interesse próprio da pessoa. 

Com isso, o potencial do mercado está sobre a mesa, investidores de todo o mundo estão atentos. Nesse sentido, é necessário paciência para adquirir experiência no mercado. Cada vez mais os NFTs têm se popularizada e será questão de tempo até dominar o mercado.

Veja também: NFTs: Entenda essa nova tendência entre milionários

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts