45% dos brasileiros tem contas em atraso, segundo Dataprev

O Datafolha revelou os dados de uma pesquisa referente a porcentagem de brasileiros que estão com contas em atraso e revelou que 45% dos brasileiros se encontram nessa situação. Os outros 55% estão com todos os seus débitos em dia.

Entre as dívidas mais citadas, foram colocados a falta de pagamento do cartão de crédito por 25% dos entrevistados. As contas de luz estão em atraso para 22% dos que participaram da entrevista, além de contas de água que estão em atraso para 16%.

Outras contas que são citadas na pesquisa são de aluguel ou prestação de imóvel, 11%, gás com 8%, mensalidade da escola ou faculdade com 6%, prestação de automóvel ou bicicleta com 6%, plano de saúde 5%.

Região Sul é a que tem o menor número de endividados

A pesquisa foi concentrada por regiões. A taxa mais alta está no Norte/Centro Oeste, que somaram 53%. Em seguida aparece o Nordeste com 48%, Sudeste com 42% e a Região Sul em último lugar com 36%.

O número de brasileiros que estão endividados bateu um novo recorde no mês de agosto. A pesquisa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo. O levantamento mostrou que 72,9% das famílias possuem alguma dívida. O levantamento também indica que aconteceu uma alta, já que se tinha um número de 71,4% em julho.

A estimativa é de que 11,89 milhões de famílias chegaram ao mês de agosto com alguma dívida em aberto. Isso se deve às fragilidades que o mercado de trabalho formal está apresentando, além um elevado nível de desocupação, somado à inflação alta que faz com que diversos produtos essenciais subam de preço.

Taxas de juros baixas complicam o orçamento e colocam mais contas em atraso

As famílias também estão lidando com problemas no orçamento em um período onde a taxa de juros é mais baixa do que a inflação atual. Isso acaba trazendo uma contratação de crédito mais alta do que o atual, porém com a falta de garantia para realizar esses pagamentos, muitas pessoas acabam entrando no SPC pelo atraso do pagamento de crédito.

Apesar do número recorde de endividamento, a CNC destaca que a concessão média de crédito aos consumidores subiu 19,2% somente no primeiro semestre do ano, que é a maior taxa desde o início do ano de 2013.

Endividamento seguida da inadimplência

Estar endividado não significa que a pessoa já esteja em inadimplência. Quando alguém se compromete a realizar um pagamento no futuro, o indivíduo contrai uma dívida e que caso não pague ele passará de endividado para inadimplente.

A pessoa só passará a estar inadimplente caso não pague o valor até a data em que vencerá os juros. No mês de agosto, o número de famílias que ficaram com contas em atraso e inadimplentes chegou a 25,6% em agosto. Há um ano esse número era ainda maior, de 26,7%, o que mostra que a pandemia só tem dificultado as coisas para quem planeja um melhor controle financeiro.

Total
4
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts