5 livros sobre investimentos e educação financeira

O Investificar desenvolve muito conteúdo para auxiliar você a fazer as melhores escolhas na hora de investir. Mas adquirir uma formação complementar e se atualizar sobre o tema por meio de leituras mais amplas, aprofundadas e escritas por quem tem muita “bagagem” é fundamental. Formatos diferentes de narrativa, linguagem e visões de mundo nos ajudam a expandir nosso conhecimento e nossas tomadas de decisão.

Selecionamos neste artigo, então, cinco livros de boa leitura e ampla perspectiva para você aprender a como investir melhor.

  1. “Investimentos Inteligentes”, de Gustavo Cerbassi

Um dos palestrantes do universo financeiro de maior sucesso no Brasil, Gustavo Cerbassi também é um dos escritores mais lidos do ramo no país. Talvez seu livro mais conhecido seja “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, mas nossa indicação vai para “Investimentos Inteligentes”. Este best-seller se divide em duas partes: a primeira apresenta conceitos e conselhos para iniciantes no universo dos investimentos, já a segunda consiste em um apurado guia que analisa as principais categorias desse universo.

A primeira aborda os tópicos: “O que é investir”, “Obstáculos ao investidor iniciante”, “O que não fazer”, “Qualidades do bom investidor” e “A pergunta de um milhão de dólares” (que é “Onde devo investir meu dinheiro?”). A segunda parte oferece uma sequência de respostas a essa pergunta, expondo as estratégias mais inteligentes a serem seguidas em: renda fixa, ações, fundos de investimento, previdência privada, imóveis e, por fim, compras e vendas.

Uma introdução abrangente e rica, que merece o primeiro lugar de nossa lista.

  1. “Nunca Mais Fique Sem Dinheiro”, de Jessie Mecham

Essa segunda dica de leitura é destinada a uma mudança de mentalidade do investidor iniciante (e de sua família) antes de ele iniciar seus primeiros investimentos. Ou seja, é um livro que foca em orientações pessoais para você, seu(ua) esposo(a) e filhos lidarem com o dinheiro e o fazerem trabalhar para o alcance de seus objetivos, em vez de simplesmente recebê-lo, pagar despesas e esperar o mês seguinte chegar.

A pergunta central que Jessie Mecham joga para o leitor é “O que eu quero que o dinheiro faça por mim?”. Mas antes de você respondê-la, a fim de traçar suas metas de conquistas financeiras, a autora nos guia por uma série de orientações para superar obstáculos prévios, como: sanar dívidas pendentes, montar orçamentos realistas e encarar de forma construtiva eventuais resultados ruins em alguma fase de sua vida de investidor.

  1. “Cartas a Um Jovem Economista”, de Gustavo Franco

Você pode se perguntar se faz sentido saber como se forma e como trabalha um economista, se você quer apenas saber onde e como investir. Porém, os economistas são os principais atores — ao lado dos políticos — na tomada de decisões e de rumos que dão direção à economia desde pequenas localizações até nações. São eles que decidem a maior parte dos indicadores e operações que terão impactos diretos em seus investimentos, como a taxa Selic, a TR ou o swap cambial, sem falar nas operações da bolsa de valores ou do mercado de títulos públicos, para ficarmos em alguns poucos exemplos.

A partir de um relato autobiográfico do economista Gustavo Franco, que integrou a equipe que estruturou a implantação do Plano Real, temos acesso a explicações bastante elucidativas sobre como funcionam os cenários da macroeconomia, quais as perspectivas do futuro da profissão de economista e quais as tendências de empresas que mais atraem investimentos nos últimos anos. Os dois últimos capítulos do livro, em especial, são valiosos para investidores de todos os níveis e justificam nossa terceira indicação de leitura.

  1. “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham

O título deste livro é semelhante ao do de Gustavo Cerbasi, mas agora falamos de um verdadeiro compêndio sobre investimentos lançado há exatos 50 anos. Com especial destaque para o mercado de valores mobiliários, Benjamin Graham conduz o leitor por meio de quatro métodos de exposição que se alternam ao longo dos capítulos: análise histórica, orientações didáticas, observações pessoais e estudos de caso.

Se você deseja realmente investir na bolsa de valores, ou já é um operador do mercado de ações ou de fundos de investimentos, pode escolher apenas tentar antever os rumos desse mercado e buscar lucrar sobre eles ou realmente entender a psicologia que rege cada vertente do mercado de valores mobiliários e ter mais solidez para escolher não o que é tendência, e sim o que as grandes empresas buscam alcançar em seus segmentos.

  1. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki

Com quatro indicações anteriores que gradualmente avançam em número de páginas e densidade de conteúdo, “Pai Rico, Pai Pobre” pode parecer uma dica inesperada de leitura, ou mesmo estranha, mas a razão é simples: trata-se de um retorno a uma linguagem clara e metafórica. Com o auxílio de histórias bastante pessoais e inesquecíveis, Kiyosaki nos oferece uma forma emocional de rever equívocos de nossa formação escolar e doméstica quanto à relação com as finanças em geral.

Toda uma geração de administradores e investidores foi encorajada a investir graças ao economista norte-americano e guarda na memória uma ou mais histórias contadas por ele em seu livro mais vendido. Além disso, aquela mesma forma emocional de ensinar a lidar com finanças facilita o entendimento de muitos grandes eventos da economia mundial nos últimos cem anos, da crise de 1929 à de 2008, e dá mais leveza ao aprendizado em que mergulhamos nos livros anteriores.

Indicações como essas, você só vai ler aqui no Investificar.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts