Uber Eats encerrará atividades no Brasil a partir de 7 de março

A Uber anunciou nesta quinta-feira (06/01) que deixará de oferecer entregas em restaurantes cadastrados no Brasil para o Uber Eats a partir de 7 de março. A medida faz parte da estratégia de reposicionamento global da Uber para fechar negócios não lucrativos. “A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: fazer parceria com a Uber Cornershop para intermediar compras em supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e entregar pacotes usando o Uber Flash”, disse a empresa em comunicado.

Além disso, a empresa acrescentou que expandirá o Uber Direct para permitir que as lojas ofereçam entrega no mesmo dia aos clientes. “O número de viagens dessa forma aumentou quase 15 vezes”, disse Uber.

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Uber no mercado brasileiro

De acordo com a Measurable AI, o Uber é o Nº2 em serviços de entrega de restaurantes no Brasil, com uma participação de mercado de apenas 10%, com o iFood liderando com 80% de participação de mercado no segundo trimestre de 2021. A empresa de dados informou que o Uber Eats teve uma participação de 25% de março a julho de 2020, antes de cair acentuadamente. Além disso, em maio de 2020, a empresa anunciou a retirada do Uber Eats de oito mercados menores, incluindo Ucrânia, República Tcheca, Romênia, Egito, Arábia Saudita, Honduras e Uruguai.

Ainda assim, a empresa não forneceu um motivo para fechar o Uber Eats Brasil em seu comunicado. No entanto, o mercado acredita que um dos principais motivos seja a dificuldade de concorrer com o iFood, que responde por mais de dois terços do mercado. É importante ressaltar que a mudança de posicionamento da Uber ocorre em meio a intensa concorrência no espaço de entrega de alimentos do Brasil, com outros fornecedores, incluindo Rappi, apoiado pelo SoftBank, e iFood, apoiado pelo Prosus.

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Confira o desempenho financeiro da Uber

No relatório financeiro do terceiro trimestre de 2021, o Uber anunciou seu relatório financeiro como uma empresa listada, relatando receita de US $4,8 bilhões, um aumento de 28% em relação ao trimestre anterior e um aumento anual de 72%. No entanto, apesar do Uber Eats se tornar a maior fonte de receita da empresa, seu negócio de distribuição global ainda sofreu perdas neste trimestre.

“Hoje, estamos focados em abordar alimentos, conveniência e álcool através de nosso mercado, reforçado pela adição de Cornershop e, mais recentemente, Drizly, por meio da plataforma Uber”, disse Khosrowshahi, CEO da Uber. “Além disso, com o Uber Direct, estamos trabalhando com varejistas para atender a demandar seus próprios canais em um produto de marca branca que usa nossa tecnologia de entrega.”

O volume total de reservas gerado pelas entregas foi de aproximadamente US $3 bilhões a mais do que seu negócio de viagens, mas o lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização é de US $ 12 milhões. De acordo com Khosrowshahi, no restante do terceiro trimestre, o negócio de entrega global da Uber foi impulsionado, embora a empresa tenha aberto mais operações, foi fechado entre setembro de 2021 e outubro de 2021, com uma subida de 8%.

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