Após a aprovação da Anvisa das vacinas CoronaVac e da Astrazeneca para uso emergencial no Brasil, João Dória iniciou logo em seguida a vacinação de aproximadamente 100 profissionais da saúde no dia de ontem (17).
Após isso, o ministro da saúde Ricardo Pazuello oficializou na manhã desta segunda-feira (18) a entrega das vacinas aos governadores dos estados que viajaram até São Paulo para um ato simbólico do início do processo da campanha de vacinação no Brasil.
Além disso, o ministro declarou que a vacinação contra a Covid-19 vai se iniciar no fim do dia de hoje (18) em todo território nacional. As doses serão totalmente entregues aos estados, de forma proporcional à quantidade prevista para cada um deles até por volta das 14h.
Sobre o início do Plano Nacional de Imunização, Pazuello afirmou: “Fica combinado que a gente distribui tudo hoje e começa ao final do dia, em princípio, às 17h. A gente marca não antes das 17h, mas se alguém tiver delongas, faz parte da missão”.
Ainda sobre possíveis atrasos de estados ao horário previsto, Pazuello afirmou que: “Quem puder, começa às 18h, mas o importante é que comece hoje, ao final do dia. Esse é nosso combinado”.
Curiosamente, a entrega de vacina aos estados estava sim prevista para o dia de hoje, porém o início do processo de aplicação das vacinas havia sido determinado para a próxima quarta-feira (20). Porém, nesta manhã, o discurso do ministro de saúde se alterou, mudando a data para o final da tarde de hoje.
O processo de vacinação no Brasil acaba sendo tratado com mais urgência, após 57 países já terem iniciado as aplicações de vacinas contra a Covid-19 no mundo todo. Além disso, o fator político no Brasil acabou trazendo um estímulo extra para este início.
Pazuello criticou a forma como João Dória tratou o início da vacinação em São Paulo no dia de ontem (17), afirmando que o mesmo estava fazendo uma “jogada de marketing” e que ele não seguiria dessa forma.
A influência das vacinas no mercado financeiro
É inevitável dizer que a politização da vacina acaba influenciando nas decisões de prazos no Brasil, frente ao aumento da polarização que o assunto da pandemia causou em todos os aspectos dentro do país durante todo o ano de 2020 e que até o momento continua em 2021.
O início da vacinação no Brasil pode trazer um otimismo em relação à bolsa de valores brasileira, embora o mercado no dia de hoje (18) possa ter um peso em relação ao feriado nos EUA, que faz com que a bolsa de Nova York permaneça fechada.
Quanto ao radar Europeu, os noticiários estão imersos sobre a perspectiva dos processos de vacinação iniciados no continente em diversos países, enquanto as bolsas por lá abrem em queda, com colaboração do fato do fechamento da bolsa americana e das medidas restritivas ainda presentes nos países.
O Reino Unido, em especial, tem atraído a atenção dos veículos midiáticos com o avanço da doença, o que fez com que o governo ampliasse na manhã desta segunda-feira (18) o seu plano de vacinação no momento para qualquer pessoa acima dos 70 anos, diferente de antes que previa vacinação de agora para apenas as pessoas extremamente vulneráveis clinicamente.