A construção do espaço metaverso está abrindo um novo leque de paradigmas, em que ainda é difícil afirmar muita coisa. Nesse momento, ainda é um mercado que está vivendo de extrema especulação, porém, ao mesmo tempo, se vive um constante entusiasmo.
O que já se deve ter enxergado é que o metaverso pode trazer uma nova grande revolução tecnológica. Além disso, pode ser considerado como uma virada de chave do mercado, onde os recursos tecnológicos estão cada vez mais representando as pessoas.
Grandes marcas e empresas estão se mantendo atentas às novas oportunidades do mercado. Assim também as tecnologias blockchain devem se mostrar como oportunidades nos próximos anos, sobretudo ao que é associado em tokens não-fungíveis (NFTs). As empresas estão investindo em produtos desenvolvidos por startups, a fim de oferecer novas experiências aos seus clientes.
Metaverso está no centro das atenções
O Metaverso, blockchain e outras operações estão no centro das atenções do cenário mundial em relação ao mercado de criptomoedas. Assim, se tornou o palco de eventos que tratam de debater sobre as novas tendências e também oportunidades de negócios que estão alocadas em novas tecnologias.
Embora o setor de varejo esteja bem atento ao que está acontecendo no Metaverso, o avanço deverá ser ainda maior em 2022, visto que os bilionários estão se mostrando interessados nessa nova tecnologia. Um exemplo que ilustra isso, aconteceu na última semana, quando Bold Metrics, anunciou um projeto que promete combinar a inteligência artificial com os NFTs.
A ideia dessa startup que tem a sua sede em São Francisco, nos Estados Unidos, é desenvolver uma plataforma de modelagem corporal que possa atrair aos maiores varejistas e também marcas do segmento de roupas. Possivelmente, isso vai acontecer a partir da interação de avatares, com o apoio de metaversos como Decentraland e The Sandbox.
Nike foi a primeira grande empresa a se interessar por esse novo mercado
O desenvolvimento de produtos que são customizados em NFTs não é uma ideia que começou apenas no final de 2021. Isso já havia sido uma ideia da Nike, lá em 2019, quando a empresa buscou patentear o desenvolvimento de sapatos exclusivos em NFTs, baseado nos avatares do Metaverso.
As startups que atuam no segmento da indústria da moda não param de crescer. Nesta semana tivemos o anúncio de que a empresa responsável pela fabricação da boneca Barbie, a Mattel, vai se tornar uma grife de luxo e se unir a francesa Balbain, criando uma parceria para a produção de avatares, além de uma coleção de roupas e acessórios em NFTs.
Vale do Silício está seguindo a mesma linha
É possível enxergar uma semelhança com o movimento no Vale do Silício, que recebeu o aporte de bilhões de dólares em startups relacionadas à criptografia. Estas empresas estão se ambientando ao coração do mundo da tecnologia.
Tudo isso pode indicar que a humanidade está entrando em um novo marco de sua história, parecido ao que aconteceu 30 anos atrás com o surgimento da Internet. Atualmente, isso é uma realidade do mundo todo, o que dá esperanças para o crescimento do Metaverso.