Um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisou que os gastos com home office irão aumentar no Brasil por conta do aumento da conta de luz, já anunciado pela Aneel e que deverá durar até abril de 2022.
Esse aumento pode ser bastante significativo para esse grupo, com um aumento de até 25% na conta de luz. A partir de agora, a cada 100 quilowatts gastos será dado um adicional de R$ 14,20, um aumento bem mais expressivo em comparação à bandeira vermelha.
De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, somente nos seis primeiros meses do ano, a alta da conta de luz foi de 7,6% no país, quando comparado com o mesmo período em 2020.
Consumidor precisará ficar atento à conta de luz
A dica é para que o consumidor fique atento com os novos detalhes da conta de luz, focando no seu padrão de consumo e que os principais equipamentos acabam gastando energia elétrica, que vão desde o ar-condicionado, computadores, chuveiros e o forro de passar.
De acordo com a equipe da FGV, é preciso analisar os equipamentos que serão utilizados na sua casa e também conferir quais podem ser reduzidos para que o custo no seu bolso seja menor no final do mês.
Os aumentos no consumo e na conta de energia vão depender do número de pessoas que moram em sua casa e também na rotina de trabalho que cada pessoa tem, porém é provável que as despesas familiares aumentem pelo menos 35% com o aumento da conta de energia elétrica.
Home office não deve ser abandonado mesmo com adversidades
O Brasil está passando por um momento financeiro complicado, porém essa não é a primeira crise e provavelmente nem será a última. A inflação não atinge apenas quem está trabalhando com home office, mas de todos os setores da economia privada e por conta disso, não pense em abandonar o home office se ele está sendo lucrativo.
A primeira grande vantagem que as empresas perceberam é que com o novo regime foi possível encontrar profissionais em busca de melhores salários e que inclusive conseguiram oferecer menores preços e benefícios fiscais às organizações.
Outro benefício é que os trabalhadores também puderam otimizar as suas atividades, definindo por sua conta um cronograma, algo que dificilmente acontecia em uma empresa no regime tradicional de emprego.
Entenda como funciona o Auxílio Home Office
Com a flexibilização do trabalho por conta da pandemia, foi criado o Auxílio Home Office. A Lei do Governo foi liberada com o intuito de ajudar os trabalhadores nessa nova adaptação de seus serviços, considerando que muitas empresas deixaram de ter custos com água, luz e vales-alimentação, pagando de outra forma o Auxílio aos funcionários.
Foi nesse raciocínio que surgiu o Auxílio Home Office, que pretende cobrir de forma proporcional os custos extras e viabilizar de forma justa o desempenho de trabalho em residências de funcionários, ajudando a todos e viabilizando esse modelo que provavelmente veio para ficar.