ICO: Entenda como funciona o IPO das criptomoedas

Assim como tudo em nossa sociedade, o mercado financeiro está em constante evolução. Nesse sentido, estamos vivendo em tempos de nuvem, fotos digitais, TV Digital, câmera digital, marketing digital e desde o lançamento do Bitcoin, também com a moeda digital. 

Era de se esperar que da mesma forma com que acontece no mercado tradicional, alguns conceitos presentes no mundo das ações fossem também estabelecidos para criptomoedas. Assim sendo, a ICO (oferta inicial de moedas) se parece bastante com o IPO (oferta pública inicial). 

Em outras palavras é uma forma de captação de recursos através do mercado, obviamente existem diferenças importantes entre essa forma de captação e o tradicional IPO, e é isso que será abordado no artigo de hoje. 

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O que é uma ICO

Conhecido como Initial Coin Offering ou Oferta Inicial de Moedas, a ICO é um evento que acontece no mercado de criptomoedas, onde companhias de tecnologia apresentam uma nova criptomoeda ou cripto-token a serem financiadas em troca de Bitcoin ou Ethereum.

Esse processo de financiamento para criação de novos ativos no mercado, visa suprir as necessidades de desenvolvedores em relação ao projeto.

Do ponto de vista do investidor, eles colocam seu dinheiro com a expectativa da empresa ser bem sucedida nesse projeto, impulsionando assim a demanda pelas criptomoedas e consequente valorização.

Como funciona a ICO

As ICOs são frequentemente comparadas aos IPOs (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial), como dito acima.

Nesse caso, no entanto, a grande diferença é que enquanto no IPO se garante uma participação futura na empresa que está emitindo as ações, na ICO é garantido o serviço prestado, ou seja, a startup reserva para o investidor um número de tokens ou moedas integradas ao projeto. 

Dessa forma, a ICO funciona como um mecanismo de captação de fundos para realização de projetos que estão em fase inicial, não há nenhuma garantia de participação acionária do investidor na empresa que faz esse tipo de oferta. 

Geralmente, o anúncio é feito em fóruns específicos, destinado ao mercado de criptoativos, como o Bitcointalk, ao abrir o tópico referente ao projeto, geralmente há informações como, o cronograma, o estágio de desenvolvimento do projeto e suas metas. 

Dessa forma, essa espécie de whitepaper, apresenta o projeto inteiro, como a equipe que está por trás do desenvolvimento dele, além de todas as características fundamentais do desenvolvimento dessa cripto. 

Etapas da ICO

Aberto o tópico e divulgado o whitepaper, contendo as diretrizes e demais informações do projeto, a ICO passa pelas seguintes etapas. 

Abertura de oferta inicial

Nessa primeira parte, após a apresentação do projeto, os investidores, sejam eles, empresas ou pessoas físicas, podem realizar a reserva ou compra de tokens

Encerramento da oferta

Nesse momento, os desenvolvedores encerram a possibilidade de reservar tokens e avaliam o quanto foi arrecadado. Em seguida, esses mesmos desenvolvedores avaliam se obtiveram sucesso e com isso, dão continuidade ao projeto, ou caso a arrecadação tenha sido abaixo do esperado, é devolvido os recursos para os investidores. 

Distribuição de tokens aos investidores

Considerando que o cenário para a startup tenha sido positivo e a mesma tenha atingido a meta, a empresa segue com a criação da moeda, encerrando o processo de oferta inicial e então distribuindo os cripto-tokens aos investidores.

Assim, os tokens podem ser vistos como uma forma de ‘recompensas’ sendo possível sua conversão em moedas, além da possibilidade de comerciá-lo junto à própria exchange

Por que as Empresas Fazem ICOs?

ICO

Para startups a ICO, é um método muito eficaz de se levantar capital, dado que elas captam dinheiro utilizável para obter financiamentos de moedas que ainda precisam ser testadas.

Nesse sentido, é pouco provável que essas mesmas empresas consigam captar de outras formas, improvável também que investidores mais ligados ao sistema financeiro tradicional realizem aportes nesse tipo de projeto apenas com base em um whitepaper.

Além disso, para a empresa é muito importante reter o controle, ao fazer um ICO, a empresa não está compartilhando suas ações, somente vendendo um serviço no futuro.  Uma diferença bastante importante para a companhia, uma vez que receberá dinheiro sem oferecer o controle do negócio.

No mais, muitos desses possíveis financiadores ainda não reconhecem o valor das criptomoedas. Além disso, outro fator que impossibilita demais opções de financiamento, é a ausência de regulamentação nesse espaço.

Exemplos de ICO bem sucedidos

A Ripple em 2013 consolidou essa forma de captação, desenvolvendo 100 bilhões de tokens XRP para bancar o desenvolvimento de sua plataforma. Desde então, esse processo ganhou notoriedade sendo utilizado por outras startups. 

Outros casos interessantes que obtiveram sucesso através da ICO, foram a Lisk, do LiteCoin, Ripple, Dash e, principalmente, o Ethereum.

Ethereum

O melhor exemplo de sucesso de uma ICO, é o do Ethereum, da sua tecnologia surgiu a Ether (ETH), hoje, uma das moedas mais conhecidas e comercializadas do mercado, ficando atrás apenas do Bitcoin.

Em 2014 a ICO da Ethereum arrecadou algo em torno de U$ 20 milhões de dólares para o financiamento da empresa, vendendo cada Ether (ETH) por um valor de 0.0005 Bitcoin.

Esse exemplo de sucesso, se tornou um dos maiores crowdfunding da história, hoje a rede Ethereum se destaca entre as plataformas do mundo cripto. Executando ‘contratos inteligentes’ através de sua infraestrutura compartilhada e bastante poderosa. 

Conclusão

Como visto a ICO é uma importante forma de startups financiarem seus projetos envolvendo criptomoedas. Além disso, olhando o histórico de sucesso de alguns desses projetos, o investidor percebe que há boas oportunidades. 

Sem dúvidas, existe boa possibilidade de sucesso em muitos desses projetos, é necessário ir além e estudar o whitepaper, procurar entender se a companhia tem realmente capacidade de entregar o que está prometendo ali. 

Em suma, é importante mencionar  ao investidor, que há possibilidade de golpe, por isso o investidor deve estar sempre atento e pesquisando bastante antes de tomar uma decisão que envolva a entrada em um ICO

Desse modo, é importante verificar se a equipe existe, se a oferta não é boa demais para parecer verdade e se há um roteiro claro e detalhado. Seguindo esses passos a probabilidade do investidor não cair em furadas é muito maior. 

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