Com a atual indústria de criação de conteúdo sendo dominada pelo Facebook, Twitter, e Youtube, os artistas perceberam que os custos de assinatura dos serviços fornecidos por essas organizações têm se tornado cada vez mais altos, dificultando a vida de seus usuários.
Nesse sentido, essas plataformas de mídia social não percebem a importância sobre a privacidade dos usuários, sendo bastante tendenciosas ao promoverem conteúdo. Com isso, a Viblos traz um conjunto de soluções, centralizadas e descentralizadas, para resolver os problemas que as atuais mídias sociais não resolvem.
Sendo assim, a Viblos acredita que a blockchain “é a chave para resolver os problemas que as mídias sociais tradicionais possuem atualmente”. Como mencionado no whitepaper do Project, a Viblos “nunca vai desmonetizar ou censurar alguém por ter uma opinião divergente”.
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História da Viblos
A rede social foi fundada por Carlo Pérez e Daniel Schabron, considerada a “primeira rede social democrática e livre criada para que indivíduos e empresas possam gerar riqueza usando um símbolo de valor”.
Dessa forma, os usuários dessa rede social de próxima geração podem realizar o mint de NFTs, implementar suas ideias de negócios e procurar investidores que possam suportar suas ideias, agregando valor a seu conteúdo ao monetizar sua criatividade. Também é possível ganhar dinheiro assistindo vídeos na plataforma.
Por que a Viblos?
A Viblos busca resolver os problemas da atual estrutura das plataformas de mídia social. Plataformas como o Instagram não monetiza, ainda, o consumo de conteúdo, e os usuários são direcionados a anúncios que não desejam ver devido a seus dados de navegação.
Por outro lado, plataformas como o Netflix e SoundCloud têm incentivado seu conteúdo e, embora centralizadas por natureza, também controlam a maneira como as pessoas consomem seu conteúdo. Além disso, essas plataformas estão abertas à pressão de serem julgadas e não estão isentas de censura.
Por fim, a maioria destas redes são constantemente acusadas de compartilhar dados de usuários de forma direta, através da atividade dele na plataforma. Isso viola sua privacidade e revela dados sensíveis, que os usuários prefeririam manter em sigilo.
O que faz a Viblos única?
Diferente do Youtube e outras plataformas, a Viblos não irá desmonetizar o conteúdo pelo fato dele ser “diferente” ou agredir o sentimento de outras pessoas. A plataforma não segue uma ideologia e não pune criadoras por possuírem perspectivas únicas. Como resultado, a liberdade de expressão é prioridade na plataforma.
Embora haja algum problema em relação ao conteúdo, a maioria dos criadores de conteúdo pode se reunir e tomar decisões sobre o tema e o conteúdo em discussão. Isso retrata a natureza descentralizada de Viblos.
Além disso, existem uma quantidade de maneiras pela qual uma pessoa pode ganhar dinheiro na plataforma Viblos, até mesmo de forma passiva. A plataforma é livre de propaganda, se qualquer usuário quiser assistir estes anúncios, eles são pagos por isso. Um criador de conteúdo também pode alugar seu conteúdo e ganhar dinheiro extra por isso.
No entanto, o usuário sempre será mantido como o criador do conteúdo, ao contrário do YouTube, onde o conteúdo do usuário permanece somente até o momento que ele esteja respirando. Enquanto outras plataformas não possuem token, o token nativo de Viblos permite que usuários reivindiquem recompensas e gastos na plataforma.
Com isso, o que torna a plataforma tokenizada ainda mais exclusiva é que os fundadores e desenvolvedores não possuem acesso aos tokens. Isso é feito para evitar a manipulação de preços ou implementar táticas clássicas, como o “rug pull”.
Token Viblos
A plataforma Viblos utiliza o token VIBLO, que foi desenvolvido na Binance Smart Chain (BSC), tendo um fornecimento total de 3 bilhões, a um preço de emissão de US$0,0009. Os fundadores receberão 20% dos tokens, enquanto os contribuintes iniciais receberão 10% dos tokens.
Por outro lado, 5% dos suprimentos de tokens serão para promoção e marketing, e outros 5% para assessores e equipe de desenvolvimento. Por fim, os 60% dos tokens restantes serão alocados para os provedores de liquidez, bem como para aqueles que realizaram staking do token VIBLO.
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Outros recursos
Os perfis de usuários serão criados utilizando criptografia e tecnologia baseada em blockchain. Cada usuário irá possuir sua própria chave pública e privada, que irá representar sua identidade dentro da plataforma.
Nesse sentido, as chaves serão a base de todas as interações de usuários com a Viblos. A Viblos também irá realizar parceria com as principais bolsas de criptomoedas para permitir que os usuários convertam sua criptomoeda em dinheiro e vice-versa.
Além disso, os usuários da rede Viblos serão permitidos a fazerem amizades uns com os outros. Iniciar uma amizade na plataforma fará com que um usuário estabeleça uma espécie de segredo compartilhado, uma chave simétrica entre usuários.
Também será possível criar grupos na plataforma ao criar chaves para seu público. As pessoas podem ser adicionadas ou removidas do grupo quando os usuários considerarem adequado.
Por fim, ao usar o princípio básico do ecossistema Viblos, as pessoas podem compartilhar seu conteúdo com grupos, amigos e todo o público com grande facilidade. Como resultado, os usuários serão elegíveis para recompensas na forma de tokens VIBLO.
Framework da rede
A Viblos foi construída na Binance Smart Chain (BSC) e, como a Ethereum, ela suporta a composição de contratos inteligentes. Como o padrão BEP-20 é compatível com o ERC-20, a Viblos tem o potencial de se tornar uma plataforma de mídia social padronizada e descentralizada.
Sendo assim, isso irá permitir que os usuários interajam e transfiram tokens através de outras plataformas. Isso pode ajudar a aumentar a popularidade da rede na indústria de criptomoedas.
Conclusão
O desenvolvimento da plataforma de mídia social Viblos vem cada vez mais sendo acelerada, o que é uma boa notícia para os amantes de redes sociais que clamam por descentralização e segurança.
Sendo isso, com o crescimento do número de projetos descentralizados, a Viblos é pioneira no conceito de descentralização na área de criação de conteúdo, colocando as mídias sociais e NFTs sob o mesmo teto.
Por fim, o novo conceito apoiado pela rede, chamado de “valor das pessoas”, removerá a postura tendenciosa das plataformas de mídia social exigentes que são bombardeadas por diversos anúncios.