O agronegócio sempre foi um setor em alta no Brasil. Com crescimento de 24,31% em 2020, o setor, hoje, compõe 26,6% do PIB nacional. Nesse sentido, com a expansão do setor e seu bom momento, algumas empresas têm se aproveitado para abrir capital. Este foi o caso da ARMAC, empresa nacional de locação de equipamentos e máquinas para o agronegócio.
Embora a ARMAC já tenha 25 anos de atuação, possui um crescimento de novata. Além disso, possui mais de 800 funcionários, sendo a grande maior em função operacional, com foco na manutenção de equipamentos. Ou seja, na prática, isso mostra que os equipamentos duram mais tempo. Além disso, o cliente obtém uma solução mais rápida em máquinas defeituosas.
Com isso, neste artigo vamos falar um pouco dessa empresa que emplacou na última semana um IPO de sucesso. Vamos falar do seu ramo de atuação, história e estratégias para o futuro da companhia. Sendo assim, acompanhe a gente neste texto para conhecer sobre a maior empresa de locação de equipamentos e maquinários pesados do Brasil.
Ramo de Atuação
A ARMAC Locações (ARML3) é uma plataforma de locação de equipamentos multicategoria. Oferece aos seus clientes os chamados equipamentos de linha amarela, que envolvem: pás-carregadeiras, escavadeira hidráulicas, tratores, minicarregadeiras,etc.
Nesse sentido, a empresa possui uma frota de 1403 equipamentos disponíveis para alocação. Além disso, possui uma carteira de clientes presente em 17 estados brasileiros. Estes clientes são atuantes nos setores de logística agrícola, agroindustrial, fertilizantes, mineração, papel, celulose e infraestrutura.
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História da ARMAC
A história da empresa nasce com o seu fundador, José Augusto Carvalho Aragão, quando comprou sua primeira máquina de linha amarela. Aragão fornecia os serviços de locação para os setores de construção e infraestrutura.
Contudo, com o passar dos anos e obtenção de consistência no ramo, Aragão decidiu fundar a ARMAC Locação e Equipamentos Ltda. em 1994. Em paralelo, o fundador contava também com a ajuda de sua esposa, Lúcia Rosa Pereira. A empresa atendia clientes locais e outros pequenos projetos até 2009;
No entanto, a partir desta data, a empresa mudou suas estratégias, quando passou a priorizar o aluguel de máquinas e equipamentos pesados. Sendo assim, em 2013, o filho do casal também se junta a companhia, com a responsabilidade de reformulação e reposicionamento. Em 2014, o outro filho do casal também se juntou a companhia após atuar cinco anos no mercado financeiro.
Com isso, os dois irmãos recriaram o modelo de negócios da empresa, focando em trazer benefícios operacionais aos clientes. Os resultados vieram em pouco tempo, onde os clientes da ARMAC adquiriram confiança na empresa. Isso proporcionou a empresa a ser uma das principais empresas de locação de equipamentos e máquinas pesadas do Brasil.
Modelo de negócios
O modelo de negócios da ARMAC envolve a locação de equipamentos incluindo 100% da manutenção necessária. Ao realizar a verticalização e desintermediação do processo de manutenção, a empresa consegue embutir uma parte das altas margens praticadas em relação ao fornecimento de peças e serviços.
Um outro ponto é que a empresa, hoje, trabalha com contratos de longo prazo. O intuito é manter suas máquinas em operação com índice de disponibilidade superiores a 95%. Além disso, busca oferecer prazo de manutenção de menos de 24 horas, bem como a reposição de maquinário danificado de em média 48 horas.
Entre os setores aos quais a empresa atende, o de infraestrutura é o que mais gera receita líquida para a ARMAC. Cerca de 39% da receita líquida vem deste setor, oferecendo para as empresas atuantes o modelo de asset sharing, máquinas sem período mínimo de locação.
Resultados da ARMAC
Nos últimos 7 anos, a empresa tem mostrado um crescimento exponencial. Desde 2014, a empresa tem crescido em média, 80% ao ano, saindo de uma receita R$4 milhões de para R$123 em 2020. No primeiro trimestre deste ano, a empresa já gerou R$ 55 milhões de receita bruta, indicando que o crescimento de 80% deve ser novamente atingido.
Com isso, este resultado para o primeiro trimestre de 2021 representa crescimento de 151% em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o Ebitda da companhia subiu 170%, fechando em R$27 milhões. Já a lucro líquido mais que dobrou, alcançando R$17 milhões, uma alta de 143%.
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IPO da ARMAC
Nessa última semana, mais precisamente no dia 28 de julho, a ARMAC realizou seu IPO. Com o preço de ação definido em R$16,63, a empresa movimentou cerca de R$1,5 bilhão. Ao final do pregão, a ação havia disparado 33,37%, negociada a R$22,18. Ao final do pregão da última sexta-feira, as ações eram negociadas a R$21,99,
Nesse sentido, foram emitidas 60,1 milhões de ações. Além disso, o IPO também contou com a oferta secundárias de ações, onde arrecadou R$532 milhões. O valor de R$ 16,63 por cada ação, foi ao topo da faixa de preço estabelecida no documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo a ARMAC, os recursos arrecadados na oferta pública de ações serão destinados à aquisição de novos equipamentos de locação. Sendo assim, a ideia é expandir ainda mais suas operações.
Conclusão
Com o alto crescimento do agronegócio e setores afins nos últimos anos, passa a ser uma boa ideia acompanhar as empresas que prestam suporte à estas atividades fins. A ARMAC é uma destas empresas. É também esperado crescimento para os próximos anos, e, com o IPO da ARMAC, tudo indica que a empresa estará preparada para atender a demanda.
Por outro lado, o risco associado é o não cumprimento desta expectativa. Contudo, com o sucesso na oferta pública de ações, os investidores acreditam que as previsões irão de fato se concluir. Com isso, espera-se que o desempenho de crescimento de 80% ao ano da ARMAC prossiga pelos próximos anos.
Sendo assim, recomenda-se ao leitor acompanhar a movimentação do mercado de agronegócio e, principalmente, o de infraestrutura. Como falamos anteriormente, este último detém 39% de receita da ARMAC.
Em síntese. por ser uma empresa de suporte a estes setores, o seu desempenho está diretamente relacionado ao aquecimento destes mercados. Nesse sentido, sua estratégia de expansão com os recursos captados do IPO vai depender do desempenho destes mercados.
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