O índice composto da Nasdaq foi negociado brevemente acima de 10.000 pela primeira vez na terça-feira (9 de junho), antes de reduzir alguns ganhos, já que as ações de tecnologia continuam em alta, à medida que os investidores apostam pesado na reabertura econômica.
O índice de tecnologia subiu 0,7%, para uma alta intradiária de 10.002,50, um nível fundamental para o índice. Este ano, o Nasdaq liderou os principais índices dos EUA na recuperação do colapso do mercado induzido por coronavírus – foi o primeiro a apagar as perdas no ano até agora e o primeiro a superar a alta de fevereiro.
Evolução do índice Nasdaq
Várias grandes empresas de tecnologia atingiram níveis suas maiores cotações da história na terça-feira, alimentando os ganhos recordes da Nasdaq. As ações da Apple subiram quase 4%, atingindo um recorde sustentado em relatos de que a empresa usará seus próprios processadores em seus computadores Mac.
As ações da Amazon também subiram quase 3% na terça-feira, para um nível recorde. Muitas outras grandes empresas de tecnologia também tiveram desempenho superior na terça-feira. O Facebook saltou quase 3%, enquanto o Netflix subiu 2,4%. A fabricante de chips Advanced Micro Devices (AMD) subiu 5,7%, e a Nvidia subiu quase 3%.
O índice S&P 500 e a média industrial Dow Jones caíram na terça-feira, caindo 1,2% e 1,5%, respectivamente. Na segunda-feira (8 de junho), o S&P 500 também apagou suas perdas em 2020. O Nasdaq, por sua vez, subiu quase 11% no ano.
Trecho extraído de reportagem do Business Insider.
O que está acontecendo?
O mercado vive a expectativa de reabertura do comércio e de uma recuperação econômica rápida. Com isso, o preço das ações sobe, porque os investidores tentam se antecipar aos fatos ocorridos. Hoje as ações sobem em meio a uma grave crise econômica e pacotes de ajuda do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) e do ECB (Banco Central Europeu).
Leia também:
Desde o agravamento do cenário econômico, o FED tem respondido com medidas que contemplam a casa dos trilhões de dólares. Além disso, as empresas de tecnologia vêm puxando os índices de ações para cima. O que se vê para o futuro é um aumento da concentração de mercado em grandes empresas como Amazon, Google e Apple.
O mercado está otimista, talvez até mais do que em níveis pré-pandemia. As bolsas estão subindo na mesma velocidade que caíram e isso pode fazer com que muitos investidores estejam ignorando riscos e cenários econômicos que merecem atenção.
Leia também:
O fato é que hoje há muito dinheiro circulando na economia e não é errado imaginar que parte dele tenha ido para os ativos financeiros. Há um perigoso “gap” entre a economia real e a economia financeira, e apenas o tempo dirá quem está certo: os investidores ou as projeções do World Bank.