A Americanas, detentora das Lojas Americanas e B2W, anunciou a compra da empresa Hortifruti Natural da Terra. A transação movimentou cerca de R$2,1 bilhões de reais e é mais um movimento da varejista para expansão operacional. A aquisição foi sobre 100% da rede varejista Hortifruti, que é especializada em alimentação fresca;
Segundo o CEO da Amercianas, Miguel Gutierrez, a compra da rede encaixa nas “ambições futuras” da companhia. Além disso, informou que não está preocupado apenas com volume de vendas, mas também na abertura de novas verticais de negócio, aumentando a concorrência.
Nesse sentido, a Americanas infirmou que a aquisição equivale a 9x EV/Ebitda estimado da Hortifruti Natural da Terra para 2021. Somente nos últimos 12 meses, a Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões.
Com isso, esta é a primeira aquisição da companhia depois do follow-on realizado no ano passado. Naquele momento, a companhia deixou a entender que investiria entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões em novos negócios.
Veja também: Via Varejo faz alteração de nome para Via
A Hortifruti Natural da Terra
A empresa foi fundada em 1989, na cidade de Colatina, Espírito Santo. Hoje, a apresenta possui atuação em mais três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além disso, possui cerca de 73 lojas físicas e suas vendas online representam 16% do faturamento da companhia.
Dessa forma, uma das primeiras novidades anunciadas é a integração da Hortifruti com a AME, carteira digital da Americanas. A plataforma passará a fornecer produtos e serviços aos clientes da Hortifruti. A empresa também já possui uma plataforma digital da Natural da Terra, que é operada pelo Supermercado Now. Este foi adquirido pela empresa no início de 2020.
Sendo assim, a empresa possui uma base de clientes composta pelos públicos A, B+ e B-. Quanto às suas lojas, a Hortifruti as divide em três modalidades, as tradicionais, as leves (especializadas em produtos de feiras) e as dark stores, utilizadas para delivery.
Por último, em relação aos dados de compra de clientes, os assinantes do programa fidelidade realizam 34 compras por ano. Seu tíquete médio é de R$125 por mês. Já os que realizam compra em loja física ou online, realizam 67 compras ao ano. Seu tíquete médio é de R$326 por mês. Como forma de comparação, o tíquete médio das unidades físicas das Lojas Americanas é de R$ 60 por mês.
Veja também: Varejo tem pior queda nas vendas de fim de ano de sua história
Aprovação do CADE
Embora o acordo já tenha sido realizado, a aprovação ainda está em análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A Americanas pretende manter o grupo responsável pelo gerenciamento de negócio, que já entende sobre o funcionamento de suas operações.
Segundo a Americanas, “a Hortifruti Natural da Terra tem um time altamente qualificado, com vasta experiência no setor, e opera uma estratégia omnichannel, ofercendo serviços para compras realizadas nas Lojas, Sites, Apps e Whatsapp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% de sua rede.
Além disso, a aquisição marcou a saída da Partner Groups. A gestora de private quity suíça entrou no negócio no final de 2015. Com isso, a compra da HNT é considerada estratégica para impulsionar a recorrência de compras online.
Veja também: Lojas Americanas compra 70% do Grupo Uni.co, dono da marca Imaginarium