Além do Me Poupe, canais de educação financeira no Youtube que podem ajudar com investimentos e controle das finanças pessoais
Foto destaque de MARCELO SPATAFORA – [email protected] no Blog Influu
Os smartphones e a Internet mais acessíveis fizeram com que alguns canais de YouTube tenham uma relevância muito maior que programas em televisão aberta. A curva de “qualidade” é forçada, onde é o consumidor quem escolhe o que quer, onde e quando e vai consumir.
Mesmo as próprias empresas de TV aberta procuram se reinventar. O investimento anunciado pela Globo de R$ 1 bilhão no Globoplay é um belo exemplo da tentativa de concorrer com os serviços de streaming.
No último mês de novembro, a PwC divulgou a 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, que mapeia os gastos de anunciantes e consumidores em 14 segmentos de entretenimento e mídia (E&M) em 53 países, incluindo o Brasil.
O estudo trouxe destaque para a personalização. O consumidor – exigente – anseia por experiências adaptadas às suas preferências e horários.
E aproveita a variedade de dispositivos para construir sua própria experiência de entretenimento.
O acesso à informação trouxe uma série de mudanças de comportamento, nossa sociedade atualmente tem muito mais consciência sobre a necessidade de uma vida saudável, responsável, e isso inclui as finanças pessoais.
Tanto que, uma grande conquista para 2020 é a obrigatoriedade da inclusão de educação financeira nas escolas.
Leia também:
Acho justo reconhecer que o movimento dos youtubers de educação financeira ganhou força graças ao sucesso do canal Me Poupe!, fundado em 2015, pela ex-jornalista Nathalia Arcuri.
Com um empurrãozinho de um programa de rádio com boa audiência, a 89FM, o canal Me Poupe ganhou força e hoje se auto intitula como “O maior canal de finanças do mundo”. Não por menos, até o momento, são expressivos 4,25 milhões de inscritos.
Os principais canais brasileiros de educação financeira do YouTube
Com uma linguagem BEM popular e divertida (que não agrada muito principalmente quem já é da área), ela esbanja carisma no seu canal com muitos vídeos por semana e uma média de quase 200 mil visualizações por vídeo. Hoje ela ainda apresenta um reality show sobre educação financeira na Band.
1º Me poupe! (4,25 mi de inscritos)
Mas a líder Nathalia Arcuri e provavelmente os primeiros colocados em canais de finanças com mais inscritos não são muita novidade para quem acompanha o nicho.
Por isso, nesta lista tentei aprofundar um pouco mais sobre canais com relevância, e principalmente, com muitos seguidores. Será que você conhece todos?
2º O Primo Rico (2,94 mi de inscritos)
Apresentado por Thiago Nigro, o canal O Primo Rico também conta com muitos anos de trabalho. No ar desde janeiro de 2016, é o segundo em número de inscritos.
Com um pouco mais da metade dos seguidores do Me Poupe, tem mais de 3 vezes o número de seguidores do terceiro canal da lista. O educador financeiro conquistou entrada em grandes canais, como um blog no Estadão. O destaque dele é para o crossover do Primo Rico com o Me Poupe! 🤯
3º EconoMirna (896 mil inscritos)
O terceiro colocado tem apresentação de Mirna Borges, o EconoMirna deve ser o próximo a atingir 1 milhão de inscritos. A proposta é ser simples e divertida, assim como a Arcuri, porém com um tom abaixo, didática e um pouco mais comedida, ela também traz entrevistas.
4º Gustavo Cerbasi (730 mil inscritos)
O Gustavo Cerbasi certamente traz um estilo diferente. Um excelente comunicador e um teor de conteúdo extremamente sério e profissional.
Diferente do “youtuber tradicional”, que muitas vezes tenta deixar o conteúdo mais divertido, Cerbasi é prático e vai direto ao ponto, traz verdadeiras aulas. Também foi autor do best-seller de finanças “Investimentos Inteligentes”.
5° Júlia Mendonça (461 mil inscritos)
A Júlia traz a “pegada” de canal de YouTube mais tradicional, vai muito bem no conteúdo contando histórias para ensinar sobre os temas. É no jeitinho, no papo e passa bem o recado. Fica pela empatia que causar em cada um:
6º Clube do Valor (455 mil inscritos)
Apresentado por Ramiro Gomes Ferreira, o canal traz um viés bem profissional. Com cara de conteúdo corporativo, ele vai bem e traz conteúdo planejado e bem relevante para a área.
7º Bruno Perini – Você MAIS Rico (437 mil inscritos)
A qualidade de imagens dos vídeos mostra o nível de investimento do canal. Bruno Perini, ex-capitão do exército, ensina sobre suas experiências com investimentos.
Disciplina, planejamento, metas e uma boa grana. Com uma grande virada, da carreira militar para ser influenciador digital, o canal traz os vídeos para entrada aos cursos oferecidos.
8° Patricia Lages – Dicas de Economia (371 mil inscritos)
Patrícia é uma jornalista/empreendedora conhecida. Participa de programas de TV na Gazeta e Record, rádio, internet e mídia impressa, participa de vários projetos ligados à educação financeira, escreveu livros e tem o blog Bolsa Blindada. Tem um trabalho bem voltado para mulheres.
9º Pit Money (282 mil inscritos)
Lucas Pit é espontâneo. Faz vídeos descontraídos à sua maneira e dá várias dicas do que faz com seu próprio dinheiro. Sua especialidade é em day trade de contratos de dólar e commodities.
Não necessariamente traz conteúdos tão básicos. O título do vídeo e abaixo mostra bem qual a pegada do brother. Dos canais listados, parece ser o que mais faz lives.
10º InfoMoney (255 mil inscritos)
O único canal da lista que não tem apenas uma pessoa como porta-voz/apresentador.
O canal de um dos maiores portais de conteúdo financeiro do Brasil traz programação mais diversificada, com jeitão de canal de televisão: entrevistas, programas jornalísticos, InfoMoney Explica e muito mais. Conteúdo de grande qualidade para acompanhar.
Vale citar ainda outros canais que ficaram de fora por menos inscrições nos canais:
-
- Rafael Seabra (237 mil inscritos)
- André Bona (220 mil inscritos)
- Papo de Bolsa (215 mil inscritos)
- GuiaInvest (204 mil inscritos)
- Serasa Ensina (143 mil inscritos)
- Eu Quero Investir (113 mil inscritos)
- Canal do Por Quê? – destaque para a série Guetonomia (38,7 mil inscritos)
- Explica Ana (13,1 mil inscritos)
O mais importante é seguir estudando sempre. O conhecimento sempre será o maior e melhor investimento que podemos fazer na vida.
E aí? Sentiu falta de algum? Tem alguma dica de canal bom para seguirmos. Manda pra gente nos comentários. 🙂
Leia também: