Disney sofre duro golpe do Coronavírus e tem perdas de US$ 1,4 bilhão

Os investidores da Walt Disney Co. experimentaram o quão ruim a pandemia de coronavírus será para a maior empresa de entretenimento do mundo.

A crise custou à Disney US$ 1,4 bilhão em lucros perdidos no último trimestre, informou a empresa na terça-feira, com US$ 1 bilhão vindo apenas de parques temáticos fechados e quase todas as partes de seus negócios sendo atingidas.

Os lucros caíram mais da metade, para 60 centavos de dólar por ação no segundo trimestre da Disney. Isso ficou abaixo da média de 86 centavos, de acordo com as estimativas dos analistas. A receita, por outro lado, aumentou 21%, para US$ 18 bilhões, mas isso foi impulsionado pela aquisição dos ativos de entretenimento da 21st Century Fox no ano passado.

Isso só vai piorar. A Disney já perdeu mais de um mês inteiro de negócios em parques e cruzeiros no trimestre atual, juntamente com o fechamento de salas de cinema e a perda de esportes ao vivo em suas principais redes de TV a cabo da ESPN. Analistas preveem que a empresa perderá centenas de milhões de dólares neste período, com receita em queda livre.

“Este trimestre está sendo como um buraco negro”, disse Dave Heger, analista da Edward Jones em St. Louis, que espera que os parques permaneçam fechados durante “a maioria, senão todos”, no trimestre.

“Eles estão apenas no modo de passar pelo trimestre e, até setembro, podem voltar a subir. É uma incógnita no momento, com que rapidez isso pode ocorrer. “

A Disney tomou várias medidas para reduzir custos, incluindo reduções nos salários de executivos e licenças para trabalhadores. A empresa também anunciou na terça-feira que renunciará ao pagamento de dividendos em julho, economizando cerca de US$ 1,6 bilhão e cortando os gastos de capital em US$ 900 milhões. 

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As perdas no trimestre foram atenuadas por um crédito fiscal de funcionários na casa de US$ 150 milhões, que fazia parte da legislação federal de alívio de coronavírus. A Disney também ofereceu alguma esperança de curto prazo para o negócio de parques temáticos, dizendo que seu resort em Xangai será reaberto em 11 de maio.

“Estamos vendo sinais encorajadores de um retorno gradual a alguma normalidade na China”, disse o diretor executivo Bob Chapek em uma teleconferência com investidores na noite de terça-feira.

A empresa está administrando uma das maiores crises de sua história enquanto tenta uma transição de liderança. O presidente executivo Bob Iger, que entregou o cargo de CEO a Chapek em fevereiro, foi o primeiro a falar sobre a questão dos lucros.

Ele deixou uma mensagem de esperança – “vamos superar isso” – antes de passar a fala a Chapek, para analisar o desempenho da empresa, fornecendo um vislumbre de como os dois estão dividindo as tarefas em seu novo acordo.

O domínio da empresa em parques temáticos e filmes voltou a assombrá-lo este ano, com os consumidores fechados em resorts e teatros. Uma queda nos anúncios e o blecaute dos esportes ao vivo também causaram danos. 

Mas o Disney +, um serviço de streaming lançado em novembro, tem sido um ponto positivo. Agora, possui mais de 54 milhões de assinantes, muito mais do que o inicialmente previsto.

lucro da disney

O pior desempenho no último trimestre da Disney veio da divisão de parques temáticos, onde o lucro operacional caiu para US$ 639 milhões, contra US$ 1,51 bilhão no ano anterior. 

Os resorts da Disney em todo o mundo permanecem fechados devido ao coronavírus, com as propriedades na Ásia fechadas desde o final de janeiro. Xangai será um teste crucial de como os parques reabrem.

As ações da Disney caíram 2,4% no pregão de quarta-feira. Eles já haviam caído 30% este ano, sofrendo uma queda muito mais acentuada do que o S&P 500.

Ações da Disney

ações da disney
Fonte: TradingView

Os lucros no estúdio, que não conseguem exibir filmes nos cinemas desde meados de março, caíram 8%. Um forte desempenho de filmes nos cinemas no início do trimestre, como “Frozen II” e “Guerra nas Estrelas: A Ascensão do Skywalker”, não conseguiu compensar as baixas que a empresa assumiu em outros projetos. 

A Disney também disse que as despesas com dívidas ​​estavam aumentando, uma vez que os cinemas retinham os pagamentos.

Disney deverá reorganizar filmes

A Disney tomou medidas para mitigar suas perdas, como colocar seu último filme da Pixar, “Onward” (“Dois Irmãos”, no Brasil), em seu novo serviço de streaming no início de abril, quando normalmente ainda estaria em cartaz nos cinemas. Chapek disse que o próximo grande lançamento da companhia, o remake live-action de “Mulan” em julho, testará se as pessoas retornam aos cinemas.

Nos negócios de TV da empresa, o lucro operacional aumentou 7% com o aumento das vendas de programas de TV e a fusão da Fox, que impulsionou os resultados. Mas as redes de TV à cabo foram afetadas por uma queda na publicidade após o bloqueio do coronavírus. A ESPN é especialmente vulnerável em um mundo sem esportes ao vivo.

Apesar de ainda estar na fase de perda de dinheiro, a divisão nomeada de “serviços diretos ao consumidor” teve um desempenho melhor do que o esperado. As perdas na divisão, que inclui a Disney +, chegaram a US$ 812 milhões – menos do que os US$ 900 milhões que os analistas estavam projetando.

Embora os analistas esperem que a Disney receba um passe dos investidores com seus ganhos em 2020, a recuperação da empresa pode levar dois anos ou mais, de acordo com nota divulgada esta semana por Moffett Nathanson. A empresa de pesquisa reduziu sua opinião sobre a Disney para neutralizar a compra.

“A Disney se baseia em experiências compartilhadas em grupo”, disse Rich Greenfield, da Lightshed Partners, em nota na terça-feira em que ele disse aos clientes para vender as ações. “Até que haja conforto global em termos de saúde com esse comportamento novamente, os ganhos da Disney são fundamentalmente prejudicados”.

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