Particularmente, gosto muito dos McNuggets. A textura crocante e o sabor do frango realmente são inconfundíveis, ainda mais com um bom molho. Contudo, eles não existiriam se não fosse a engenhosidade de Ray Dalio, um dos maiores investidores do mundo, e sua capacidade de gerenciar operações com derivativos.
Esse texto vai contar uma história pouco conhecida sobre a origem dos McNuggets. E como Ray Dalio foi essencial para a existência de um dos produtos mais populares do McDonald’s.
Quem é Ray Dalio?
Ray Dalio é fundador e acionista do maior fundo de investimentos tipo hedge (proteção) do mundo, a Bridgewater. Dalio é um especialista em finanças e suas primeiras experiências profissionais foram no mercado financeiro, trabalhando especialmente no setor de commodities.
A Bloomberg o apontou como a 74ª pessoa mais rica do mundo. Isso se deve muito por sua capacidade de analisar ciclos de mercado e tomar as melhores decisões de acordo com o momento da economia.
Em 2011, Ray Dalio publicou um volume de 123 páginas, “Princípios” que descreve sua filosofia de investimento e gerenciamento corporativo com base em uma vida inteira de observação, análise e aplicação prática por meio de seu fundo de hedge.
O que ele tem a ver com o McNuggets?
Ray Dalio ficou conhecido por sua capacidade ímpar de operar derivativos, especialmente no mercado de commodities (soja, milho, café e ouro). É nesse contexto que Ray Dalio e McDonald’s se encontram para dar início ao McNuggets.
Mas antes disso, é preciso entender o que são derivativos. De forma resumida, um derivativo é um contrato em que duas partes acordam a compra ou a venda de um bem por determinado preço em determinada data futura.
Por exemplo: sou um produtor de soja e quero garantir o preço de R$ 70 a saca, que é o preço que vai me dar lucro. Posso vender soja no mercado futuro (um tipo de derivativo) e garantir a venda dela a R$ 70, não importando o seu preço de mercado.
A outra parte do contrato está assumindo o risco da oscilação do preço da soja para tentar tirar lucro através da especulação. Ou seja, o especulador é a parte compradora da soja, ele acredita que o preço irá subir, por isso está comprando, como forma de obter lucro.
O McDonald’s queria garantir o preço do frango, porque seria necessária uma grande quantidade para a produção de McNuggets em escala, o que poderia fazer o preço do frango subir astronomicamente. O problema é que não existia nenhum tipo de derivativo de frango. E é aí que entra a engenhosidade de Ray Dalio.
Criando McNuggets
Havia uma grande volatilidade no preço do frango naquela época. O McDonald’s estava preocupado com o fato de que, se eles definissem um preço no menu e o preço do frango subisse, eles teriam que aumentar os preços, o que traria danos de marketing e financeiros para a empresa de fast-food.
Sem nenhum mercado de derivativos, o caminho que Ray Dalio encontrou foi procurar pelos fornecedores de frango, de modo a garantir que o preço do frango não iria disparar caso o McDonald’s começasse a comprar em larga escala. Se isso acontecesse, a companhia perderia bilhões de dólares e teria de aumentar o preço dos seus produtos.
Para resolver esse problema, Dalio dividiu o frango em duas partes: um filhote + ração e milho que seriam necessários para fazer o frango crescer. “Um frango é nada mais do que um pintinho e muito grão”, teria dito Ray Dalio.
Ou seja, o McDonald’s não deveria se preocupar com o preço do frango, mas deveriam dar atenção ao preço do milho e da soja. Felizmente, essas duas commodities tinham um amplo mercado de derivativos.
A solução
A solução que Ray Dalio encontrou foi engenhosa e simples ao mesmo tempo. Ele ajudou os produtores de frango a controlar os custos através de derivativos de soja e milho.
Dalio sugeriu combinar os dois insumos em um contrato futuro sintético que iria proteger a exposição do produtor a flutuações de preço mercado, permitindo a ele vender frango a um preço fixo à rede de lanchonetes. Desta forma, o frango passou a ser um custo fixo para o McDonald’s.
O produtor de aves fechou o acordo com a orientação de Dalio e o McDonald’s lançou seu frango McNuggets – agora o item de menu mais popular da rede – em 1983.
Agradeça a Ray Dalio e os Derivativos
Os derivativos são uma excelente forma de conter riscos econômicos, alocar recursos e oferecer liquidez a todo sistema financeiro. Eles diminuem a volatilidade dos preços da economia e protegem empresas, produtores e países que possuem uma receita dependente de um mercado cujo preço está sempre variando.
Através dos derivativos, produtores e distribuidores podem utilizar o mercado futuro para proteger o preço das suas mercadorias, sem precisar assumir o risco da volatilidade do mercado.
Atualmente, US$ 1,2 quatrilhão do dinheiro mundial está alocado em derivativos. Essa quantia é 13 vezes maior do que todo estoque de dinheiro e PIB da economia mundial somados.
O mercado de derivativos tem expandido com o passar dos anos e atingido diversos setores. A Nox Bitcoin oferece estratégias com derivativos para investidores que querem se posicionar diferente no mercado de criptomoedas.
Leia também: